“A variação linguística tem que ser objeto e objetivo do ensino de língua: uma educação linguística voltada para a construção da cidadania numa sociedade verdadeiramente democrática não pode desconsiderar que os modos de falar dos diferentes grupos sociais constituem elementos fundamentais na identidade cultural da comunidade e dos indivíduos particulares, e que denegrir ou condenar uma variedade linguística equivale a denegrir e a condenar os seres humanos que a falam […].”
BAGNO, Marcos. Educação linguística no Brasil: balanço de uma década (1998-2008). Revista de Linguagens Boca da Tribo, v. 1, n.1, p.153 – 160, abr. 2009, p.153 – 160
As diversas variantes linguísticas existentes são fundamentais para a compreensão da dinamicidade e transformação que a língua passa em uma sociedade. Refletindo sobre a adequação da linguagem, analise as asserções abaixo:
I – A linguagem acadêmica exige uma adequação que passa pela norma culta, estruturas específicas de texto (artigo, tese, dissertação e etc.), que indicam características específicas do uso da linguagem.
PORQUE
II – O entendimento de variação linguística implica em saber compreender o ambiente, a situação e a intenção comunicativa de cada texto, isto é, o texto acadêmico também exige um uso particular da linguagem.
A respeito dessas asserções, assinale o que for correto:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições falsas.
Alternativa 2:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 4:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Alternativa
magaan186:
qual a resosta mesmo
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás