Em um mundo dinâmico e complexo como o nosso, o ato de decidir sobre várias situações e, as vezes, ao mesmo tempo, é algo constante e que faz parte da vida de todos nós, especialmente para quem faz parte do universo das organizações.


Toda vez que surge mais de um caminho a seguir, é acionado um processo de decisão. É preciso escolher para continuar o fluxo. Assim, toda decisão é uma interrupção de fluxo. Ao decidir, o fluxo é retomado. A não decisão implica em gerar estagnação.


A história do processo decisório remonta aos primórdios da humanidade, onde para obter-se um direcionamento para a decisão, as informações eram oriundas de fontes místicas, como livros de adivinhações, fontes mitológicas e consulta a oráculos. Pouco se sabia do funcionamento da natureza, física, química, biologia etc.


Tendo por base a história do processo decisório, leia as afirmativas abaixo e classifique como Falsas (F) ou Verdadeiras (V).


( ) É correto afirmar que até o século XV, tanto o Estado quanto a Religião eram os grandes balizadores das decisões humanas, em especial no ocidente.


( ) A partir do século XV, surgem movimentos científico/racionalistas que começaram a gerar um contraponto ao fator místico, tornando o processo decisório cada vez mais racional e quantitativo.


( ) O conceito de risco, especifica que correr risco não é um destino. A própria origem da palavra risco deriva do italiano antigo risicare, que significa “ousar”, lançar-se a aventura.

( ) Até o Renascimento, a percepção da humanidade era muito baseada na sorte e ocorrência de eventos aleatórios, por isso, a essência das decisões era o instinto.


( ) As cruzadas promoveram um verdadeiro choque cultural sísmico, que aconteceu quando ocorreu o contato e convívio das culturas ocidentais com as orientais, em especial, com os árabes.


( ) Entre 1700 e 1900 se viveu o processo de estruturação real dos conceitos que se usa atualmente no processo racional de tomada de decisão.


( ) A última fase da história, desenvolvida a partir do século XX, foi permeada por uma maior presença da intuição no processo decisório – altamente determinado pela razão a contar da evolução da matemática, estatística e métodos racionais de redução de incerteza e risco.


Agora, assinale a alternativa que contempla a sequência “CORRETA”, relativa à História do Processo Decisório.

A A sequência correta é: V, V, F, F, V, F, V
B A sequência correta é: V, F, V, V, V, F, F
C A sequência correta é: V, V, V, V, V, V, V
D A sequência correta é: F, F, V, V, F, V, F
E A sequência correta é: V, F, V, F, V, F, V

Respostas

respondido por: kelyeniparis
6

Resposta:

Letra C

Explicação:

Aula 1  - Tema 1

Perguntas similares