O sistema nervoso autônomo divide-se em 2 componentes: simpático e parassimpático. Essas duas divisões tendem a apresentar ações antagônicas, mas podem cooperar na coordenação da atividade visceral. Portanto, sobre suas diferenças fisiológicas, é correto afirmar que:
O simpático controla respostas de alerta, defesa e fuga; e o parassimpático promove ações relacionadas à alimentação, repouso e procriação.
O simpático controla os nervos craniais; e o parassimpático os espinhais.
O simpático controla as estruturas anatômicas do sistema nervoso central; e o parassimpático as estruturas do sistema nervoso periférico.
O simpático controla os comportamentos operantes; e o parassimpático os comportamentos respondentes.
O simpático controla os tecidos epiteliais e conjuntivos; e o parassimpático os tecidos musculares e nervosos.
Respostas
respondido por:
0
Acerca das diferenças entre os sistemas nervosos autônomos simpático e parassimpático, é correto afirmar que "o simpático controla respostas de alerta, defesa e fuga; e o parassimpático promove ações relacionadas à alimentação, repouso e procriação".
Sistema Nervoso Autônomo Simpático e Parassimpático
O sistema nervoso periférico (SNP) é dividido em voluntário e autônomo. Nesse sentido, o sistema nervoso autônomo possui como função manter a homeostase do organismo, ou seja, alcançar um equilíbrio interno, a partir de ações e comandos de controle.
Nesse sentido, o sistema nervoso autônomo se diferencia em:
- Simpático - mobiliza o corpo para atividades, predominando em situações de luta ou fuga, atuando, por exemplo, no aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial.
- Parassimpático - possui função fisiológica restauradora, conservando energia, predominando em situações de digestão e descanso, atuando, por exemplo, na diminuição da frequência cardíaca e da pressão arterial.
Aprenda mais sobre Sistema Nervoso Autônomo:
https://brainly.com.br/tarefa/30380845
#SPJ1
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás