Durante a Segunda Guerra Mundial, a URSS encontrava-se em plena “era stalinista”. Essa era...
A) decaiu em termos de poder político ao serem denunciados, pelos Estados Unidos, os “crimes de Stalin”, em 1956, revelando as atrocidades decorrentes da coletivização forçada, numa operação denominada Cortina de Ferro, que tinha por objetivo conter o avanço comunista.
B) sobreviveu à Guerra Fria, consolidando um modelo de socialismo e culto à personalidade que se disseminou por diversos países por meio do Pacto de Varsóvia e sobreviveu à Guerra Fria, consolidando um modelo de socialismo e culto à personalidade que se disseminou por diversos países por meio do Pacto de Varsóvia e adoção da Perestroika.
C) manteve-se com grande base de apoio popular até os anos 1980, por ter levado a URSS a um salto de crescimento econômico por meio da indústria de bens de consumo duráveis, que transformou esse país na segunda potência socialista mundial, atrás somente da China.
D) perdurou até a morte do líder Joseph Stalin, em 1953, sendo caracterizada por um governo marcado por forte autoritarismo, rígido planejamento econômico e centralização do poder pelo Partido Comunista.
Respostas
respondido por:
1
Letra A, a coletivização agrícola da Ucrania levou ao Holodomor
respondido por:
1
Resposta:
Letra D
Explicação:
O governo de Stálin, desde o seu estabelecimento, foi uma Ditadura. Nela, a rigidez contra os opositores, o cerceamento civil e a opressão aos Países não russos da URSS sempre foram marcas registradas.
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás