Em relação aos orbitais, observe as afirmações: I. Os orbitais p e d têm plano nodal, em que a densidade eletrônica é nula. II. Existem seis diferentes tipos de orbitais f. III. O valor da função de onda relacionada ao orbital 1s diminui rapidamente à medida que a distância do núcleo aumenta. Assinale a alternativa correta. A. Somente I está correta. B. Somente II está correta. C. Somente I e III estão corretas. D. Somente II e III estão corretas. E. Nenhuma afirmação está correta.
Respostas
Utilizando a teoria a respeito da Função de onda de Schrodinger, podemos afirmar que a alternativa correta é C.
Função de onda de Schrodinger
Devido à dualidade onda-partícula do elétron, Schrodinger teorizou uma função de onda de Schrodinger para quantificar a energia do elétron e a probabilidade de encontrá-lo em um certo volume. Essa função é dependente de 4 variáveis, como mostrado abaixo.
Ψ = (n, l, , )
- Número quântico principal (n): Indica a camada onde o orbital se encontra, ou seja, indica a distância do núcleo.
- Momento angular (l): Esse número define o subnível onde o orbital se encontra. Temos que os subníveis "s", "p", "d" e "f" tem respectivamente valores de l iguais a 0, 1, 2 e 3.
- Número quântico magnético (): Indica a quantidade de elétrons suportados naquele subnível. Lembrando que os orbitais suportam 2 elétrons apenas, portanto esse numero indica quantos orbitais existem naquele subnível. O assume valores de -l a +l.
- Número quântico de spin (): Indica o spin do elétron. Pode ser -1/2 ou +1/2.
A Equação de Schrodinger em coordenadas esféricas pode ser escrita como:
Ψ(r, θ, Φ) = R(r) * Y(θ, Φ)
Sendo R(r) a parte radial e Y(θ, Φ) a parte angular da equação sendo tabelados para todos os números quânticos.
Utilizando das duas formas de descrevermos a equação de Schrodinger, proponho analisarmos as afirmações:
- Afirmação I - Os orbitais p e d têm plano nodal, em que a densidade eletrônica é nula.
Essa afirmação é correta. A parte angular que descreve as funções de onda dos orbitais p e d é proporcional a sen(θ)*cos(Φ). Dessa forma, sabendo que Φ varia de 0 a 2π, temos que para Φ = π, cos(Φ) = 0. O ponto em que a função é nula, significa uma probabilidade nula de encontrar o elétrons naquele ponto. Isso também é chamado de plano nodal.
- Afirmação II - Existem seis diferentes tipos de orbitais f.
Essa afirmação é falsa. O subnível f apresenta valor de l =3, portanto, o valor de irá variar de -3 a +3. Sendo assim, existem 7 opções de e, portanto, 7 orbitais no subnível f.
- Afirmação III - O valor da função de onda relacionada ao orbital 1s diminui rapidamente à medida que a distância do núcleo aumenta.
Essa afirmação é correta. Usaremos a equação de Schrodinger em coordenadas esféricas para o orbital 1s, em que n= 1 e l = 0. Portanto, usando os valores tabelados, temos que:
Ψ(r, θ, Φ) = R(r) * Y(θ, Φ)
Ψ(r, θ, Φ) =
Ψ(r, θ, Φ) =
Sendo uma exponencial elevada a número negativo, a função de onda para o orbital 1s é decrescente com o aumento do r.
Portanto, a alternativa correta é C.
Veja mais sobre Equação de Schrodinger em: https://brainly.com.br/tarefa/51129563
#SPJ1