2.
A relação entre custo e qualidade é decisiva para a empresa, pois a falta de qualidade gera retrabalho, desperdícios, perda na produtividade, e consequentemente, aumento no custo da produção.
Analise as afirmativas sobre custos da qualidade:
I - Trata-se de uma ferramenta da gestão da qualidade que, por meio da quantificação e da análise das categorias de custos especificamente associados a investimentos e perdas no processo de obtenção da qualidade, contribui para o conhecimento dos pontos na organização que necessitam de melhoria.
II - O termo está associado, na verdade, aos produtos produzidos sem defeitos, incluindo os custos de produção, detecção, reparo e correção dos defeitos e suas causas.
III - A existência de custos associados à não qualidade resulta na diminuição, mais ou menos relevante, dos custos operacionais, que atingem o apuramento dos custos totais envolvidos.
IV - Os custos relacionados com a não qualidade não englobam os custos das falhas internas e externas.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):
A. I.
B. II e IV.
C. II e III.
D. IV.
E. III.
Respostas
Resposta: A. Apenas I está correta.
Explicação: Por meio da análise dos custos, a organização consegue visualizar os pontos que precisam de melhoria. Os custos da qualidade não estão associados à produção de produtos sem defeitos. Na verdade, os custos da qualidade estão relacionados ao custo para tentar minimizar os erros cometidos por meio dos custos de produção, detecção, reparo e correção dos defeitos e das causas. Os custos concernentes à não qualidade resultam no aumento dos custos operacionais. Os custos das falhas internas e externas estão relacionados com os custos da não qualidade.
Resposta:
A. I
Explicação:
Por meio da análise dos custos, a organização consegue visualizar os pontos que precisam de melhoria. Os custos da qualidade não estão associados à produção de produtos sem defeitos. Na verdade, os custos da qualidade estão relacionados ao custo para tentar minimizar os erros cometidos por meio dos custos de produção, detecção, reparo e correção dos defeitos e das causas. Os custos concernentes à não qualidade resultam no aumento dos custos operacionais. Os custos das falhas internas e externas estão relacionados com os custos da não qualidade.