• Matéria: Biologia
  • Autor: dangatta
  • Perguntado 3 anos atrás

A gástrula é um evento importante no desenvolvimento embrionário dos cordados, sendo ela a responsável pela origem do futuro embrião. Considerando o exposto, disserte sobre a gástrula, contemplando a diferença entre a gástrula diblástica e a gástrula triblástica, e exemplificando com dois grupos de animais que são triblásticos e duas diferentes estruturas originadas a partir da mesoderme.

Respostas

respondido por: glendacristinam
1

A blástula quando se transforma em gástrula, se expande para o interior e esse orifício que é formado na gástrula, é chamada de blastóporo. Esse movimento é a embolia que é um dos movimentos celulares na gastrulação.

Gastrulação

Se esse blastóporo, que é esse orifício, originar primeiramente a boca, ele é um protostômio, agora se esse mesmo orifício originar primeiro o ânus, são animais deuterostômio.

Nesse momento, as células também se diferenciam formando os folhetos embrionários. Por fora nós temos a ectoderme, no meio, a mesoderme e internamente a endoderme.

Quando o animal tem três folhetos embrionários, ele é chamado de triblástico e quando tem dois folhetos embrionários, é chamado de diblástico. Se o animal for diblástico, ele só vai ter a ectoderme e a endoderme.

A mesoderme origina a derme, o sistema muscular, o sistema esquelético, o sistema cardiovascular e o sistema urogenital.

Os cordados e os artrópodes são exemplos de animais triblásticos.

Saiba mais sobre gástrula em:  https://brainly.com.br/tarefa/16931512

#SPJ1

Anexos:

dangatta: Gratidão
Perguntas similares