Quando escrevemos um texto, uma das maiores preocupações é como amarrar a frase seguinte à anterior. Isso só é possível se dominarmos os princípios básicos de coesão. A cada frase enunciada devemos ver se ela mantém um vínculo com a anterior ou anteriores para não perdermos o fio do pensamento. De outra forma, teremos uma sequência de frases sem sentido, sucedendo-se uma às outras sem muita lógica, sem nenhuma coerência.
A COESÃO, no entanto, não é só o processo de olhar constantemente para trás. É também o de olhar para adiante. Um termo pode esclarecer-se somente na frase seguinte. O importante é cada enunciado estabelecer relações estreitas com os outros a fim de tornar sólida a estrutura do texto. Entretanto, não basta costurar uma frase a outra para dizer que estamos escrevendo bem. Além da coesão, é preciso pensar na coerência. Assim, vamos realizar esta atividade com coesão e coerência, OK?
QUESTÃO: Para cada frase abaixo, redija uma segunda frase, utilizando o recurso de COESÃO sugerido entre parênteses.
A) Um dos graves problemas das metrópoles são os meios de locomoção. (coesão usando uma palavra sinônima ou quase-sinônima do termo em destaque).
B) Ayrton Senna foi um dos maiores esportistas brasileiros. (epíteto/aposto - é a palavra ou frase que qualifica pessoa ou coisa, ou seja, uma informação que identifique melhor o termo em destaque).
C) Não se pode comparar São Paulo com o Rio de Janeiro. (uso de um pronome demonstrativo: este, esta, aquele, aquela)
D) Muitas pessoas estão preferindo ir morar em pequenas cidades do interior. (uso de advérbio: aqui, ali, lá, aí etc.).
Respostas
Frases adicionais na sequência daquelas citadas no exercício, para fins de coesão:
A) Entende-se locomoção, neste caso, como transporte público.
B) Celebrizado em uma época na qual o amor-próprio dos brasileiros andava em baixa, ele chegou a ser apelidado de "Ayrton do Brasil", epíteto que o vinculava ao orgulho pátrio.
C) Esta última é a cidade maravilhosa, famosa mundialmente pelas atrações naturais, e aquela é uma metrópole que representa o poderio industrial e econômico da nação.
D) Lá, encontram um mercado imobiliário menos inflacionado e, ao contrário daqui, menos problemas de segurança.
A coesão textual e o encadeamento
Uma das ênfases do ensino contemporâneo de Português é a coerência textual e a articulação do discurso. Busca-se atenção para as ferramentas de compreensão de blocos textuais, sem a preocupação formalista exclusivamente centrada em análise sintática ou gramática.
- O exercício faz parte desta tendência, ao trabalhar com coesão.
Continue aprendendo sobre coerência textual aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/20719588
#SPJ1