De acordo com Schmidt e Santos (2006), a eficiência dos controles internos é imprescindível para que o planejamento seja seguido de forma efetiva. É nesse contexto que surge a ferramenta COSO, a qual busca que as entidades tenham nos controles internos um instrumento que ajude no atingimento da missão e contribua com eficiência operacional. SCHMIDT, P.; SANTOS, J. L. Fundamentos de controladoria. São Paulo: Atlas S.A, 2006. Considerando o trecho apresentado sobre a ferramenta COSO, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) Verdadeira(s) e F para a(s) Falsa(s).
Respostas
Resposta:
I. ( ) A missão da COSO é fornecer orientação quanto ao desenvolvimento de práticas sobre gerenciamento de riscos corporativos, controles internos e de dissuasão da fraude, aumentando o desempenho organizacional e a governança, com o objetivo de reduzir a fraude nas corporações.
II. ( ) A proposta apresentada pela COSO divide os controles internos efetivos em cinco componentes inter-relacionados: Ambiente de Controle; Avaliação e Gerenciamento dos Riscos; Atividade de Controle; Informação e Comunicação e; Monitoramento.
III. ( ) Uma das preocupações da COSO é a identificação e análise dos riscos (risco de mercado, risco operacional, risco de crédito e risco legal), pois eles podem estar associados ao não atingimento da missão da entidade, em função da falta de controles internos.
IV. ( ) Na metodologia COSO, o ambiente de controle se configura eficaz quando os integrantes da organização conhecem e executam suas responsabilidades. Assim, a supervisão e o monitoramento são os melhores indicadores para saber se os controles internos estão sendo efetivos ou não.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
V, V, V, V.
Explicação:
Resposta correta. A sequência está correta. Todas as afirmativas apresentadas demonstram a missão da COSO, que está voltada à melhoria dos controles internos.
Resposta:
V V V V
Explicação:
Resposta correta. A sequência está correta. Todas as afirmativas apresentadas demonstram a missão da COSO, que está voltada à melhoria dos controles internos.