Q3) Abaixo são feitas afirmações sobre a 1ª lei de Newton. Em todas elas, os referenciais utilizados são inerciais. I. Um corpo se movendo em linha reta com velocidade de intensidade variável possui força resultante diferente de zero. II. Um corpo em parado, com velocidade constante e igual a zero, não deve estar em equilíbrio de forças. III. Todo corpo em movimento tende a continuar em movimento circular uniforme se o somatório das forças atuantes sobre ele for igual a zero. Está INCORRETO o que se afirma em: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III.
Respostas
Resposta:
I.Verdadeira
II.Não há resposta
III.Falsa
Explicação:
I. Verdadeira, um corpo que se move com o vetor velocidade variando com o tempo, possui aceleração em relação a um referencial inercial.
Dessa forma , dada a segunda lei de newton Fr=ma , se a≠0 então Fr≠0.
II. Esse item está mal colocado. Afinal, um corpo com o vetor velocidade constante e igual a 0 pode estar submetido a uma força resultante diferente de 0 (e portanto estar submetido a uma aceleração não nula) , veja:
Uma bola que é lançada verticalmente para cima com uma velocidade v, em uma região cuja aceleração da gravidade é uniforme, inicialmente desacelera, até que, na altura máxima, atinge o repouso momentaneamente, inverte o sentido do movimento e então cai aceleradamente.
Observe que no instante que a bola atinge hmax , sua velocidade v=0 , mas a≠0 , dessa forma , não podemos garantir que ela estará em equilíbrio , nem o contrário , sabendo apenas sua velocidade num dado instante.
III. Falso. Se a força resultante sobre um corpo for igual a 0, então ele permanece em repousou ou em MRU *em relação a um referencial inercial*. No MCU o corpo sempre possui aceleração , que é a aceleração centrípeta , pois a direção do vetor velocidade muda constantemente (afinal ele esta girando).