Desprezando o atrito, adotando a aceleração da gravidade igual a 10 m/s², e considerando que os corpos A e B têm a mesma massa, qual o valor da aceleração do sistema?
a) 2 m/s2.
b) 5 m/s2.
c) 10 m/s2.
d) 15 m/s2.
Respostas
Resposta: 10m/s²
Explicação:
massa do bloco A = massa do bloco B = m
Observando as forças que atuam no bloco B, temos o Peso (para baixo) e a Tração T (para cima). Pelo equilíbrio das forças,
Pb = T
M * g = T
como g = 10m/s²,
T = 10*m
Observando as forças que atuam no bloco A, temos o Peso (para baixo), a Normal (para cima) e a Tração T (para direita). O peso e a normal se cancelam, logo a nossa força resultante é a Tração:
F = T
F = 10*m
A força resultante é igual a m * a,
m * a = m * 10
como as massas sao iguais,
a = 10m/s²
Resposta:
B
Explicação:
Lembrando que , se um corpo está sujeito a uma força resultante não nula , então , pela segunda lei de newton , ele está sujeito a uma aceleração não nula (em relação a um referencial inercial): Fr=ma.
Assim, analisando as forças em cada corpo do sistema e determinando a resultante delas em cada um:
B: mg-T=ma
A: T=ma , assim:
mg=2ma e a=g/2=5m/s² , que é a aceleração de cada bloco do sistema.
OBS: O fio , por ser ideal , não apresenta massa (por isso a tração em cada ponto é a mesma) e é indeformável , ou seja , se uma extremidade se desloca x , a outra extremidade necessariamente se desloca x ( se ela se movesse x'≠x note que o fio se deformaria , e isso não ocorre). Dessa forma , a aceleração de cada extremidade do fio é a mesma , por isso que cada bloco apresenta a mesma aceleração "a".