24- Conhecer o funcionamento normal do sistema respiratório é importante para a identificação das manifestações anormais e implementação do cuidado de enfermagem adequado a cada situação. Na função respiratória normal, segundo Craven e Hirnle (2006): a) o oxigênio e o dióxido de carbono movem-se entre os alvéolos e o sangue por osmose, processo em que as moléculas se movimentam de uma área de maior pressão ou concentração para uma área de menor pressão ou concentração. b) a defesa mais importante é a tosse forte e efetiva, uma vez que ela depura as vias aéreas inferiores, prevenido a formação de tampões, e mantém os pulmões sem infecção. c) o processo de ventilação é regulado através das vias neurais, onde os neurônios localizados no córtex motor geram impulsos regulares que são transmitidos até os músculos respiratórios fazendo com que eles se contraiam e relaxem. d) os pneumócitos tipo I, que são células removedoras de detritos, localizadas em nível alveolar, ajudam a diminuir o risco de infecção quando o indivíduo ingere bactérias e qualquer partícula que possa ter passado pelo revestimento mucoso.
Respostas
É conhecendo o funcionamento do nosso sistema respiratório que podemos identificar e tratar uma anomalia do jeito correto. Resposta correta letra b.
Sistema respiratório
O sistema respiratório é a janela do nosso corpo, controlando não apenas a respiração, mas também garantindo o equilíbrio do organismo.
O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pela absorção do oxigênio do ar pelo organismo e pela eliminação do gás carbônico retirado das células.
Ele não desempenha apenas a função de troca gasosa, mas garante também o equilíbrio do organismo e defesa dos pulmões. A troca gasosa é o processo de absorção do ar que contém oxigênio e depois a liberação do gás carbônico. Como nenhum sistema do nosso corpo trabalha sozinho, esse processo conta com a ajuda do sistema nervoso central.
Saiba mais sobre o sistema respiratório em: https://brainly.com.br/tarefa/5967560
#SPJ1