Como a não disjunção em gametas femininos humanos dá origem a descendentes da síndrome de Klinefelter e Turner após a fertilização por um gameta masculino normal?
Respostas
As células ovarianas com não disjunção têm dois cromossomos X ou nenhum. Quando o primeiro é fertilizado por um espermatozóide que contém Y, causa a síndrome de Klinefelter, e quando o último é fertilizado por um espermatozóide que contém X, causa a síndrome de Turner.
A não disjunção ocorre quando os cromossomos homólogos não se separam adequadamente durante a meiose. Como resultado, são produzidos gametas com mais ou menos cromossomos do que os típicos. Como resultado, a pessoa pode desenvolver uma síndrome trissômica ou monossômica. Tanto a Meiose I quanto a Meiose II da divisão celular podem resultar em não-disjunção. Muitas doenças médicas aberrantes, como a síndrome de Down, a síndrome de Patau, a síndrome de Edward e a síndrome de Turner, são causadas por ela. Muitos problemas genéticos também são causados principalmente por ele, mas sua origem e mecanismo exatos ainda são desconhecidos. Tanto a meiose I paterna quanto a materna têm um impacto sobre ela, embora os erros da meiose II materna a causem na maioria dos casos.