As leis ou forças iniciais da Teoria da Gestalt são a unificação e a segregação, em seguida, há as leis de unidade, fechamento, continuidade, proximidade e semelhança e, por fim, a pregnância da forma, sendo está a lei básica da percepção visual da Gestalt. MARTINS, Ana Caroline Siqueira, MARTINS, Carla Cristina Siqueira, FAQUIN, César Biégas, OLIVEIRA, Dênis Martins. Fundamentos da Linguagem Visual. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2020. 224 p. (adaptado). Considerando o texto apresentado, e o estudo sobre as Leis da Gestalt, analise as afirmativas, e em seguida, assinale a alternativa que corresponda a lei de segregação. I. A segregação significa que, os elementos de uma composição conseguem ter uma harmonia do início ao fim sem interrupções. II. A segregação significa a capacidade perceptiva de separar, identificar, evidenciar, notar ou destacar unidades, em um todo compositivo ou em partes deste todo. III. A segregação diz respeito à impressão visual de como as partes, pontos, linhas, volumes texturas etc, se sucedem através da organização perceptiva da forma, de modo coerente. IV. A lei de segregação também contempla uma tendência perceptiva chamada segregação figura-fundo onde percebemos, mais facilimamente, as figuras bem definidas e salientes do que as inscritas em fundos indefinidos e mal contornados. É correto o que se afirma em
marigodoy1432:
mais detalhes
Respostas
respondido por:
1
Resposta: Alternativa 2 (ll e lV apenas)
Explicação: A lei da segregação trata sobre da capacidade que nosso cérebro tem de diferenciar ou evidenciar objetos, ainda que sobrepostos. Isso se deve à variação de forma e estética que um elemento tem em comparação com outro. Desse modo, os estímulos visuais de cada unidade também são diferentes.
A lei analisa que quando um objeto esta a frente da imagem ele chama mais atenção do que o objeto no fundo.
A segregação ocorre de várias maneiras: pontos, linhas, planos, volumes, sombras, brilhos, texturas, relevos, entre outras formas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás