A placenta é um órgão desenvolvido pelo organismo materno apenas durante a gestação, e possui funções de extrema importância para a formação do embrião. Além de se encarregar da nutrição do embrião, promove sua proteção mecânica e imunológica, pois fornece anticorpos que começam a formar o sistema imunológico do bebê. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados na unidade, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Essas trocas entre o embrião e o meio externo são indispensáveis para o desenvolvimento do organismo. Porque: II. A placenta pode sofrer alterações indesejáveis, como a placenta prévia ou placenta baixa, que ocorrem quando ela recobre a abertura interna do útero. Outro problema é o deslocamento da placenta, que pode afetar o embrião, sua calcificação e envelhecimento. Agora, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Respostas
Sobre a estrutura e a função da placenta, podemos afirmar que as asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Placenta
A placenta é o órgão responsável pela troca de metabólitos entre a mãe e o filho. Esses metabólitos são nutrientes como glicose, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais, e gases que o feto necessita. A placenta também possui papel de servir como barreira entre o sistema imune da mãe e o feto, além de desencadear mudanças hormonais e vasculares na mãe.
Dentro das alterações de placenta, está o desenvolvimento da placenta baixa ou prévia. Recebe esse nome porque ao invés da placenta se situar acima do útero, ela se apresenta na porção inferior. Alguns fatores de risco como idade da gestante, tabagismo, anomalias no útero, cesarianas e gravidez de gêmeos ou mais podem desencadear o desenvolvimento da placenta baixa.
Outra alteração da placenta é o deslocamento, que ocorre quando essa estrutura se solta da parede do útero. Os sinais de quando ocorre deslocamento consistem em dor e sangramento e pode significar risco de vida para o feto e para a mãe. Esse evento possui fatores de risco como: esforço físico intenso durante a gestação, uso de drogas, pressão alta, tabagismo, pouco líquido amniótico, rotura da bolsa e doenças relacionadas a coagulação.
Para saber mais sobre a placenta, acesse o link: https://brainly.com.br/tarefa/4895916
#SPJ9
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Explicação:
feito no ava
88**9**93**76**82**55**.,,,.,.,....,,