Em 1850, a lei eusébio de queirós determinou a extinção do tráfico transatlântico de cativos e colocou em evidência o problema da falta de mão de obra para a lavoura. Para os cafeicultores paulistas, a medida que representou uma solução efetiva desse problema foi o (a).
Respostas
O incentivo à imigração europeia foi uma das soluções encontradas pelos cafeicultores das lavouras paulistas. Alternativa D.
A abolição da escravatura e a imigração europeia
O escravismo no Brasil foi sendo derrubado aos poucos, o que significa que foram necessárias algumas leis até que a liberdade desses povos fosse efetivamente instituída, caso da Lei Eusébio de Queiroz e da Lei do Ventre Livre, determinações que abriram brechas para o comércio e as disputas entre os donos de escravos, a exemplo do tráfico interprovincial.
No entanto, quando essas práticas se tornaram insustentáveis, já no ciclo do café, não havia uma melhor opção para os ex-senhores de escravos que a contratação de mão de obra europeia, aproveitando-se das crises e desempregos advindos da Revolução Industrial, até porque os próprios brasileiros tinham preconceitos quanto ao trabalho em postos antes ocupados pelos cativos.
Abaixo, as alternativas da questão:
- a. valorização dos trabalhadores nacionais livres;
- b. busca por novas fontes fornecedoras de cativos;
- c. desenvolvimento de uma economia urbano-industrial;
- d. incentivo à imigração europeia;
- e. escravização das populações indígenas.
Mais sobre as implicações da Lei Eusébio de Queiroz: brainly.com.br/tarefa/23417495
#SPJ4