• Matéria: História
  • Autor: isabelarosa7016
  • Perguntado 3 anos atrás

O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da república velha. Os "tenentes" substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de epitácio pessoa e de artur bernardes. Prestes, a. L. Uma epopeia brasileira: a coluna prestes. São paulo: moderna, 1995 (adaptado). Um dos objetivos do movimento político abordado no texto era * 1 ponto a. Unificar as forças armadas pelo comando do exército nacional. B. Combater a corrupção eleitoral perpetrada pelas oligarquias regionais. C. Restaurar a segurança das fronteiras negligenciadas pelo governo central. D. Organizar as frentes camponesas envolvidas na luta pela reforma agrária. E. Pacificar os movimentos operários radicalizados pelo anarco-sindicalismo.

Respostas

respondido por: eduardospagnolo
0

O Tenentismo foi um movimento liderado por jovens militares que lutavam contra a corrupção da República do Café com Leite que era mantida pelas oligarquias. Os militares desejavam o fim dessa política e a implementação do voto secreto, tudo isso visando tirar o poder dos oligarcas. Portanto, a alternativa correta é a letra B).

Tenentismo

O movimento tenentista foi responsável pela luta contra a corrupção que era um dos pilares que formava a política do café com leite, onde concretizava a predominância do poder pelas oligarquias mais fortes da República Velha.

Esse movimento teve com uma de suas principais premissas o fim do voto aberto, modo como os oligarcas mantinham o seu poder através do voto de cabresto e pela ação do coronelismo, e a instauração do voto secreto, visando terminar com a corrupção eleitoral perpetrada pelas oligarquias regionais.

Saiba mais sobre "Tenentismo" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/27152841

#SPJ4

Perguntas similares