Desta sexta-feira até domingo, ministros da economia e presidentes dos bancos centrais das 20 maiores economias do mundo se reúnem em Buenos Aires, capital da Argentina, para discutir o “futuro do trabalho” e “infraestrutura para o desenvolvimento”. Ou, pelo menos, é isso que está no papel. Na prática, os representantes dos países do G20 vão falar mesmo da guerra comercial iminente, na primeira reunião após os Estados Unidos terem impostos tarifas equivalentes a 34 bilhões de dólares em produtos chineses e a China ter respondido na mesma moeda. Os EUA vão tentar aproveitar o G20 para convencer seus aliados comerciais históricos, o Japão e a União Europeia, a acompanhá-los em uma posição mais agressiva contra as práticas comerciais da China. Mas o clima para convencimentos não é dos melhores, já que os EUA impuseram taxas às importações de aço e alumínio da União Europeia e do Canadá, num movimento que desagradou os aliados. Ambos responderam com tarifas em retaliação. Disponível em: < https://goo.gl/jCxpCh>. Acesso em 14/09/2018. Sobre o grupo econômico citado no excerto acima, leia as afirmativas a seguir: I. O grupo foi criado a partir de uma reunião convocada pelo então presidente americano, George W. Bush, para juntos buscarem uma solução para a crise financeira de 2008. II. Embora o G20 seja um grupo informal, em suas reuniões são discutidas a estabilidade econômica global, as políticas nacionais e internacionais relacionadas às instituições econômicas. III. Os encontros acontecem duas vezes no ano, sendo um encontro entre os ministros da fazenda e os presidentes do Banco Central de casa país e o outro entre os chefes de Estado. IV. Diferente das organizações internacionais formais, o G20 não tem capital humano permanente, a presidência do grupo é alterada todos os anos, assim como os secretários. É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta: Resposta 5 todas estão corretas
Explicação:
I verdadeira Assim,em novembro de 2008, George W. Bush, então presidente dos Estados Unidos,
convidou os líderes das vinte economias mais importantes em termos mundiaispara uma reunião em Washington. Essa reunião tinha como objetivo inicial dar uma resposta consistente para a crise financeira de 2008
II Verdadeira Já o Grupo dos Vinte (G 20) é composto por países industrializados, como osque fazem parte do G7, a União Europeia e os países emergentes, como o Brasil.Este grupo é informal, mas juntos procuram discutir a estabilidade econômica global, as políticas nacionais e internacionais relacionadas às instituições econômicas.
III Verdadeira passaram a se reunir duas vezes ao ano, sendo umencontro entre os Ministros da Fazenda e os presidentes do Banco Central decada país e o outro entre os chefes de Estados
IIII Verdadeira Diferente das organizações internacionais formais, como o Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial, o G20 não tem capital humano permanente, a presidência do grupo é alterada todos os anos, assim como os secretários.