Diante da importância do teste e sabendo que ele é baseado na diferença estrutural da parede bacteriana, EXPLIQUE, detalhadamente com suas palavras, a diferença da parede celular de bactérias Gram-negativas e de bactérias Gram-positivas e correlacionando se estas diferenças interferem diretamente na coloração que estas bactérias apresentarão na microscopia após a coloração pelo método de Gram.
Respostas
Resposta:
As Gram positivas possuem ácidos teicóicos e muitas camadas de peptideoglicano, enquanto as Gram negativas não possuem ácidos teicóicos, possuem uma ou poucas camadas de peptideoglicano
As duas tem membrana plasmática. As bactérias Gram-positivas têm apenas uma membrana plasmática e as bactérias Gram-negativas vão ter duas membranas, uma externa e outra interna.
Método Gram
Na bactéria Gram-positiva existe uma espessa camada de peptídeo glicano e com isso vão ter ácidos teicóicos associados, organizando esse peptídeo glicano. Já nas bactérias Gram-negativas, essa camada é mais fina, porque as Gram-negativas vão possuir uma membrana externa formada por lipopolissacarídeos, que faz com que a parede celular dessa bactéria seja mais resistente.
No método Gram, quando chega na etapa da coloração com cristal violeta, as Gram-positivas vão absorver mais o corante por não ter essa membrana externa. Depois de lavar o cristal violeta, vamos fazer a fixação do cristal violeta com lugol que tem iodo.
Vamos lavar com álcool acetona. Essa lavagem vai remover o corante das bactérias Gram-negativas porque elas têm a membrana externa de lipopolissacarídeos. O álcool acetona remove essa camada junto com o cristal violeta. Com isso, nós temos as Gram-positivas roxas e as Gram-negativas sem cor. Agora vamos fazer o diferencial que é colocar um corante diferente, a fucsina que é rosa. No final, as que forem Gram-negativas vão ficar rosadas e as Gram-positivas vão ficar roxas ou azul.
Saiba mais sobre o método Gram em: https://brainly.com.br/tarefa/1031634
#SPJ2