Os vírus são microrganismos capazes de danificar e destruir as células em que se hospedam, e com isso, podem ou não causar doenças em humanos, animais e plantas. Algumas células podem ser beneficiadas pela presença do vírus, isto ocorre, pois, a estrutura deste microrganismo e a forma como ele se comporta dentro da célula possibilitam a utilização de seu processo de reprodução para a introdução de genes no DNA da célula. Por isso, os vírus são considerados como vetores muito empregados nas áreas da Engenharia Genética e Biotecnologia para modificação genética de organismos e desenvolvimento de vacinas. TRABULSI, L.R; ALTERTHUM, F. Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. A utilização de vírus como vetores ocorre por serem Alternativas Alternativa 1: parasitas intercelulares inativos. Alternativa 2: parasitas metabolicamente ativos. Alternativa 3: parasitas intracelulares obrigatórios. Alternativa 4: parasitas extracelulares obrigatórios. Alternativa 5: parasitas metabolicamente obrigatórios.
Respostas
Resposta:
Alternativa C - Parasitas Intracelulares Obrigatórios
Explicação:
A alternativa 3 é a correta. Os vírus são microrganismos caracterizamos como parasitas intracelulares obrigatórios, já que necessitam da estrutura da célula para desenvolverem as atividades metabólicas necessárias.
O que é um Vírus?
Os vírus são organismos acelulares cuja estrutura consiste principalmente em proteínas e ácidos nucleicos.
Esses microrganismos não cresce no ambiente, uma vez que precisam de um hospedeiro porque é um parasita obrigatório.
Os vírus são fortemente empregados em Engenharia Genética, principalmente associado a bactérias. Por serem parasitas intracelulares obrigatórios, parte dos genes do vírus podem ser incorporados ao ser vivo, levando a produção de determinadas substâncias desejáveis.
Assim, a alternativa correta é a 3.
Para saber mais sobre Vírus, acesse: brainly.com.br/tarefa/38571075
#SPJ2