2) “Passando à segunda metade do século XIX, esta foi a época dos neogramáticos, nova geração de linguistas relacionados à Universidade de Leipzig (Alemanha). O ano de 1878, data da publicação do manifesto neogramático, é tido como o fim a primeira fase da Linguística Histórica (LH) e o início de seu segundo ciclo. Esse período dos neogramáticos foi reconhecido como um “divisor de águas”, especialmente porque esses estudiosos impulsionaram o rigor de procedimentos metodológicos, como uma crítica aos seus antecessores, e deram novos rumos à LH.” Acerca dos estudos realizados pelos neogramáticos, podemos afirmar que as disciplinas a que mais se dedicaram foram Selecione uma alternativa: a) a gramática formal, voltada para a descrição das formas, e a lógica, que entendia a linguagem como representação do pensamento. b) a gramática lógica, que entendia a linguagem como representação do pensamento, e a filologia, por meio da comparação de textos antigos. c) a gramática geral, na busca por características universais da linguagem, e a retórica, que era a preocupação com a formulação de bons argumentos. d) a fonética, que era tida como o aspecto mais importante a se observar nas línguas vivas, e a dialetologia, que era o estudo da evolução dos dialetos. e) a gramática comparada, que visava comparar elementos semelhantes entre línguas de uma mesma família, e a filologia, que era o estudo da evolução das famílias de línguas.
Respostas
Aap1 - Fundamentos da Linguística/quarto semestre
Resposta:
1. C/
2.D
3.A
4.C
Corrigido pelo
“Passando à segunda metade do século XIX, esta foi a época dos neogramáticos, nova geração de linguistas relacionados à Universidade de Leipzig (Alemanha). O ano de 1878, data da publicação do manifesto neogramático, é tido como o fim a primeira fase da Linguística Histórica (LH) e o início de seu segundo ciclo. Esse período dos neogramáticos foi reconhecido como um “divisor de águas”, especialmente porque esses estudiosos impulsionaram o rigor de procedimentos metodológicos, como uma crítica aos seus antecessores, e deram novos rumos à LH.”
Acerca dos estudos realizados pelos neogramáticos, podemos afirmar que as disciplinas a que mais se dedicaram foram
Alternativas:
a)
a gramática formal, voltada para a descrição das formas, e a lógica, que entendia a linguagem como representação do pensamento.
b)
a gramática lógica, que entendia a linguagem como representação do pensamento, e a filologia, por meio da comparação de textos antigos.
c)
a gramática geral, na busca por características universais da linguagem, e a retórica, que era a preocupação com a formulação de bons argumentos.
d)
a fonética, que era tida como o aspecto mais importante a se observar nas línguas vivas, e a dialetologia, que era o estudo da evolução dos dialetos.
Alternativa assinalada
e)
a gramática comparada, que visava comparar elementos semelhantes entre línguas de uma mesma família, e a filologia, que era o estudo da evolução das famílias de línguas.
Resposta correta: Letra D - a fonética, que era tida como o aspecto mais importante a se observar nas línguas vivas, e a dialetologia, que era o estudo da evolução dos dialetos.
Explicação: Corrigido pelo AVA