O papel social das PANCs é muito importante, visto que sua produção e consumo contribui para a diversificação alimentar, fortalece a soberania alimentar e nutricional tanto dos agricultores como dos consumidores. Antigamente as PANCs eram muito consumidas, conhecidas, porém, com a inserção de cultivares europeus no país, ocorreu um processo de desvalorização e esquecimento destas espécies. Além disso, até a alguns anos tais hortaliças não convencionais representavam um atraso socioeconômico, seja de uma região, país ou indivíduo, tal motivo acaba contribuindo para a negligência perante as PANCs.
KINUPP, V. F. LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. São Paulo: Instituto Plantarum de Estudos da Flora, 2014.
LIMA, J.R.T. Desenvolvimentos, uma perspectiva plural. In: TAVARES, J.R.; RAMOS, L.R. (Orgs.). Assistência técnica e extensão rural: construindo o conhecimento agroecológico. Manaus: IDAM, 2006. p. 103-116.
A partir do exposto, associado a leitura do artigo: Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC’s): Relato de Experiência em Horta Urbana Comunitária em Município do Sul de Minais Gerais, fica evidente que muitas pessoas, até mesmo agricultores, principalmente os mais jovens e que não possui origens rurais, desconhecem as PANCs ou suas formas consumo. E que, por outro lado, agricultores mais velhos, com raízes rurais, apresentam um maior conhecimento sobre tais plantas. Diante disso, analise as proposições a seguir, a relação entre elas e assinale a alternativa correta:
I – Para os agricultores da horta da COHAB o cultivo de PANCs é motivo de orgulho.
PORQUE
II – O cultivo de recursos alimentícios não convencionais favorece a oferta e o acesso da população urbana à alimentos saudáveis, ajuda a resgatar e manter conhecimentos tradicionais da agricultura, referentes à agrobiodiversidade.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, mas a asserção II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
Sobre as PANCs e o papel social de seu cultivo e consumo, pode-se concluir que as assertivas I e II são corretas e que a II é uma justificativa correta da primeira, o que corresponde à alternativa 2.
Sobre as PANCs
As PANCs, uma sigla para plantas alimentícias não convencionais, são vegetais comestíveis que não são cultivados largamente e distribuídos por indústrias alimentícias e agricultores, sendo, por isso, raras de serem encontradas em supermercados ou feiras.
Apesar disto, muitas espécies de PANCs apresentam considerável valores nutricionais, podendo conter proteínas ou vitaminas. Neste sentido, as PANCs têm ganhado destaque nos últimos anos por seu papel social, tornando-se uma importante alternativa de alimentação equilibrada para diversas comunidades.
Exemplos de PANCs incluem a beldroega, o dente-de-leão e algumas espécies de urtigas.
Você pode continuar estudando sobre PANCs aqui: https://brainly.com.br/tarefa/54131311
#SPJ1
Resposta:
alternativa 2
Explicação:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,.,