• Matéria: História
  • Autor: amandapieterse4899
  • Perguntado 3 anos atrás

Qual a ideia trazida pela musica na frase "que preto, que branco, que índio o que?", sobre a formação do "povo brasileiro". Voce concorda com essa ideia de nação e de identidade? argumente trazendo elementos da musica.



ME AJUDEM É PARA AMANHÃ!!

Respostas

respondido por: heloisagoncalves745
2

Em sua música Inclassificáveis, o artista brasileiro Arnaldo Antunes traz a ideia de que o enquadramento de um indivíduo brasileiro em uma classificação restrita de índio ou negro, por exemplo, é inadequada diante dos preceitos de miscigenação do povo.

Inclassificáveis, de Arnaldo Antunes

Assim, é possível concordar com sua frase que revela fatos históricos, sendo que grande parte dos brasileiros é mais assertivamente classificada como: "Cafuzos, pardos, mamelucos, sararás".

Arnaldo Antunes revela a história de formação do povo brasileiro, tecendo críticas aos grupos que se classificam ou são classificados por outras pessoas e órgãos de pesquisa como brancos, indígenas ou negros, como se a complexidade de interações entre diversas etnias que constituíram o povo brasileiro pudessem ser reduzidas a termos tão restritos e singulares.

Segue um trecho da música Inclassificáveis, de Arnaldo Antunes:

Aqui somos mestiços, mulatos

Cafuzos, pardos, mamelucos, sararás

Crilouros, guaranisseis e judárabes

Aqui somos mestiços, mulatos

Cafuzos, pardos, mamelucos, sararás

Crilouros, guaranisseis e judárabes

Aprenda mais sobre a miscigenação do povo brasileiro: brainly.com.br/tarefa/39180371

#SPJ4

Perguntas similares