A campanha das Diretas Já tinha dimensão cívica, natureza republicana e jeito de festa. [. ] O palanque [dos] comícios reunia as principais lideranças da frente suprapartidária – Ulysses Guimarães, Leonel Brizola, Lula, Tancredo Neves, Fernando Henrique Cardoso, Franco Montoro –, e os discursos eram acompanhados por uma multidão eufórica e comovida. Por outro lado, o engajamento de intelectuais do porte de Antonio Candido, Lygia Fagundes Telles e Celso Furtado, de jogadores de futebol como Sócrates e Reinaldo, e de artistas como Chico Buarque, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, Juca de Oliveira, Fernanda Montenegro e Fafá de Belém foi decisivo para difundir as representações e os ideais de um projeto democrático. A campanha era tão grandiosa que acendeu na população a esperança de vitória". SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2018. P. 484. Sobre a campanha "Diretas Já" na década de 1980 infere-se que: * 10 pontos
A) Embora tenha ocorrido uma intensa mobilização popular para a aprovação da Emenda conhecida como "Dante de Oliveira", o regime militar articulou pela não aprovação das eleições diretas para presidente, a escolha para presidente aconteceu em 1985, de forma indireta.
B) Devido a intensa mobilização popular, o governo militar não se opôs à aprovação da Emenda que garantia eleições diretas para presidente, essa conquista possibilitou a escolha, de forma direta, para as eleições de 1985, quando foi eleito o candidato da oposição Tancredo Neves.
C) Com a não aprovação da Emenda Dante de Oliveira, que previa as eleições diretas para presidente, a população saiu às ruas manifestando seu descontentamento com o governo militar, o temor de que a revolta tivesse grandes proporções fez com que o regime militar considerasse novamente a votação e aprovação das eleições diretas para presidente.
D) A Emenda não foi aprovada em 1984, os deputados consideraram que era mais prudente manter a eleição indireta para presidente, a oposição conseguiu apenas 100 votos para a aprovação da emenda, e a eleição de 1985 ocorreu de forma indireta com a vitória do governista Paulo Maluf.
Respostas
respondido por:
0
Em relação à campanha "Diretas Já", pode-se dizer que, mesmo que tenha acontecido uma grande mobilização popular para que fosse aprovada a Emenda conhecida como "Dante de Oliveira", o regime militar acabou não aprovando as eleições diretas para presidente, e no ano de 1985, a escolha presidencial se deu de forma indireta. Por isso, letra A.
O que foi o movimento "Diretas Já"?
Podemos dizer que o movimento "Diretas Já" se caracterizou como um movimento político que acabou se tornando bastante popular no país. O principal objetivo desse movimento era protestar para que se tivesse a retomada das eleições diretas para a presidência.
Veja mais sobre o movimento "Diretas Já":
https://brainly.com.br/tarefa/33423992
#SPJ4
mariavitoriasantooss:
O meu não tem essa "letra A" não.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás