Respostas
Alguns governos tem caráter nacionalista em discurso, outros em aplicação, mas dificilmente há, hoje em dia, países ufanistas. O nacionalismo tem de ver, por exemplo, com a valorização da cultura, como se faz no Brasil, onde tentamos valorizar a cultura que construímos. Já a Rússia é nacionalista no sentido imperialista.
Nacionalismos: o que há de bom e ruim?
Como nos exemplos acima, há a necessidade de saber que tipo de nacionalismo ocorre e em que momento histórico.
Pois bem, o Brasil teve seus momentos nacionalistas quando conquistou a independência de Portugal, novamente, quando lutou por sua independência do regime militar.
No caso da Rússia, há uma política militarista de anexação de estados supostamente russos. Supostamente, porque não o eram e não tem como voltar a ser o que não eram. Isto ocorreu, por exemplo, em dois momentos na história da Alemanha:
- Em sua unificação orgânica em 1871, onde os estados se consideravam germânicos e acharam uma boa ideia serem um país só.
- Em meados dos anos 40, onde o imperialismo fascista alemão tomou de assalto alguns países como "germânicos".
Deste modo o nacionalismo está em todos os países independentes, que queriam ser a nação que são. Entretanto, o ufanismo e a conquista de outros povos, não é um nacionalismo comum e vai contra os direitos acordados pela ONU.
Nacionalismo — complemento de leitura: https://brainly.com.br/tarefa/3633187
#SPJ4