O golpe militar repercutiu no movimento estudantil. A influência das correntes políticas [...] levou as autoridades militares a reprimirem as lideranças estudantis e desarticularem as principais organizações representativas. [...] Foram criadas novas organizações e novos procedimentos foram adotados para a seleção de seus representantes.
As constantes tentativas das lideranças estudantis de retomarem o controle das organizações foi o principal fator a desencadear novas ondas de repressão política. Desse modo, reivindicações educacionais e manifestações de protesto político contra o governo militar foram as principais bandeiras de luta do movimento na segunda metade da década de 1960. [...]
Com base nesse texto, o movimento estudantil, durante a Ditadura civil-militar no Brasil,
a)desenvolvia alianças políticas com estrangeiros.
b)estabelecia ligação com novas religiosidades.
c)gerava oportunidade de emprego no país.
d)participava da elaboração de políticas públicas estaduais.
e)praticava a resistência ao regime vigente.
Respostas
respondido por:
6
O movimento estudantil, durante a Ditadura civil-militar no Brasil praticava a resistência ao regime vigente. Por causa disso, deve ser marcada a alternativa E.
Movimento estudantil contra a ditadura
Durante o período da ditadura civil-militar que existiu no Brasil, o movimento estudantil se mostrou como um dos maiores da resistência ao regime vigente. Os estudantes se organizavam para lutar contra os abusos da ditadura, indo atrás dos seus direitos.
O movimento estudantil foi responsável por realizar protestos, passeatas, lutas armadas, etc. Tudo isso com o principal objetivo de se opor ao regime ditatorial.
Veja mais sobre o movimento estudantil:
https://brainly.com.br/tarefa/7579100
#SPJ1
Anexos:
respondido por:
2
Resposta:
E) praticava a resistência ao regime vigente.
Explicação:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás