2- Maria decidiu fazer uma dieta com restrição severa de carboidrato. Após 3 meses ela relata perda de peso (diminuição do % de gordura) e perda de massa muscular. Responda:
A) Porque ocorreu a diminuição do % de gordura? Justifique. (0,5)
B) Como mesmo fazendo uma dieta com restrição severa de carboidrato a glicemia de Maria
foi mantida dentro dos valores normais? Justifique (2,0)
Respostas
a) A diminuição do percentual de gordura gordura no corpo de Maria ocorreu devido à restrição calórica, o que fez com que seu organismo consumisse o tecido adiposo (gordura) como fonte de energia.
b) Mesmo fazendo uma dieta com restrição severa de carboidrato, a glicemia de Maria foi mantida dentro dos limites de normalidade porque o glicogênio é quebrado em glicose para que a glicemia se mantenha constante quando há baixa oferta de carboidratos por meio da alimentação.
Dietas, tecido adiposo e glicemia
Sabe-se que o tecido adiposo, ou seja, a gordura presente no corpo, assim como o glicogênio, um polissacarídeo, consistem em fontes reservas de energia. Assim, quando um indivíduo passa a consumir poucas calorias por dia por meio de uma dieta restritiva, o organismo passa a consumir essas reservas de energia.
Por essa razão, uma dieta restrita em carboidratos é eficiente na redução de gordura corporal. Por outro lado, a glicemia deve ser mantida constante, sem grandes oscilações. Para tanto, o corpo quebra o glicogênio em glicose, sempre que necessário.
Outra questão sobre reserva de energia:
https://brainly.com.br/tarefa/49471233
#SPJ4
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,.,.,