Expliquei quem eram os praieiros ,o que eles combatiam e quais os principais objetivos da revolta praieira
Respostas
Resposta:
A Revolução Praieira representou um levante armado de caráter liberal e republicano.
Explicação:
Ocorreu na província de Pernambuco, no final do período do Brasil Império (1822-1889) durante o Segundo Reinado (governo de Dom Pedro II), entre os anos de 1848 e 1850.
Os praieiros eram o grupo de liberais. O termo “praieiro” associado a revolta, remete ao nome da rua (rua da praia), local onde era a sede do “Diário Novo”, que era o meio de comunicação do grupo liberal, o qual recebeu o nome de “praieiros”.
Tinha como principal objetivo por fim ao sistema político vigente das elites conservadoras, no qual o poder local era monopolizado pelas famílias aristocráticas: Cavalcanti e Rego Barros.
Em 1845, quando foi eleito governador da Província de Pernambuco, pelo partido conservador, Antônio Chinchorro da Gama despertou grande insatisfação na população, sobretudo dos liberais.
A partir disso, com o apoio dos federalistas, socialistas, republicanos e os setores populares, os liberais almejavam, primeiramente, destituir Chinchorro do cargo.
Ao lado de Pedro Ivo, líder militar da revolta, estavam Borges da Fonseca, com quem escreveu o “Manifesto ao Mundo”, e o deputado Joaquim Nunes Machado, influenciados pelo socialismo utópico.
O "Manifesto ao Mundo" foi publicado em 1849 e trazia as reivindicações do grupo liberal, tais como:
- Voto livre e universal
- Liberdade de Imprensa
- O trabalho como garantia de vida para os cidadãos
Durante dois anos houve diversos focos de combates, no entanto, os liberais sucumbiram diante as tropas do governo, em 1850.