• Matéria: Saúde
  • Autor: JonasPocedonia5842
  • Perguntado 3 anos atrás

Um paciente é recebido na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Gaffrée e Guinle com o seguinte relato do enfermeiro plantonista da enfermaria: "Sr. João, 78 anos, está internado em nossa enfermaria em pós-operatório de uma laparotomia exploradora. Desde essa madrugada começou a se queixar de falta de ar, instalamos uma macronebulização à 6L/mim, elevamos a cabeceira do leito, realizamos nebulização com broncodilatadores, porém só obtivemos resposta momentânea. O paciente precisou ser intubado, logo, em seguida, e o trouxemos rapidamente para a UTI". Ao chegar à UTI, a enfermeira coletou a gasometria que, dentre os resultados obtidos, destacam-se os seguintes: pH: 7. 28 PCO2: 50 mmHg PO2: 88 mmHg HCO3: 26 mRq/L A partir deste resultado, conclui-se que:


hellen43252452345234: OII, FAZEMOS PROVAS E TRABALHOS.
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,..,.,

Respostas

respondido por: jeferson14jh
0

A partir do resultado da gasometria arterial, conclui-se que o paciente encontra-se em quadro de acidose respiratória, pois o pH sanguíneo está abaixo do valor de referência, enquanto a PCO2 está acima e o bicarbonato (HCO3-) está dentro da normalidade.

Fisiopatologia da acidose respiratória

A acidose respiratória é uma complicação hemodinâmica na qual ocorre diminuição do pH sanguíneo (elevação da acidez), provocada por um quadro de insuficiência respiratória.

Na insuficiência respiratória, os pulmões tornam-se impossibilitados de realizar sua função, que é retirar o dióxido de carbono (CO2) da circulação e captar oxigênio (O2). Assim, gradativamente ocorre aumento dos níveis de CO2 na corrente sanguínea, que explica a pCO2 elevada.

A pCO2 elevada promove alteração do equilíbrio químico do sangue. Por isso, o CO2 associa-se a água, formando ácido carbônico, de fórmula H2CO3 (ácido fraco), que se dissocia liberando íons H+ e HCO3-.

A grande causa da acidose é a maior formação e consequente dissociação do ácido carbônico, pois íons H+ na corrente sanguínea e são eles que diminuem o pH, causando acidose provocada inicialmente por uma condição respiratória (acidose respiratória).

Leia sobre acidose metabólica em: https://brainly.com.br/tarefa/53021692

#SPJ4

Perguntas similares