• Matéria: História
  • Autor: daniellerenata9573
  • Perguntado 3 anos atrás

Em última análise, a transferência da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808, resultou de desdobramentos da própria Revolução Francesa. Por sua vez, a chegada da Família Real trouxe importantes transformações em sua condição como colônia portuguesa. Sobre as transformações ocorridas no Brasil, como consequência da transferência da Família Real Portuguesa, podemos afirmar CORRETAMENTE:

1. A divisão da Colônia em duas unidades administrativas: o Estado do Brasil, ao sul das possessões portuguesas e o Estado do Grão-Pará e Maranhão, ao norte. 2. D. João VI, necessitando ampliar a produção portuguesa, deu início a um agressivo processo de investimento em indústrias, o que ficou conhecido como Primeira Revolução Industrial. 3. O fim do trabalho compulsório, resultado da chegada de grande quantidade de trabalhadores livres ao Brasil

Respostas

respondido por: MadalenaBR
0

A alternativa correta com relação a transferência da família real portuguesa é letra ''B''

Transferência da família real portuguesa

O embarque da família real portuguesa para o Brasil aconteceu de repente, no dia 29 de novembro de 1807 e foi uma forma de garantir que Portugal continuasse independente, quando foi ameaçada por Napoleão Bonaparte.

A guerra entre França e Reino Unido forçou a transferência da corte para o Brasil, porque Portugal se recusou a obedecer as ordens da França para aderir ao Bloqueio Continental, a fim de prejudicar os ingleses.

Após a recusa, o regente de Portugal, D. João, decidiu transferir toda a família real para o Brasil, o que contribuiu para as transformações que culminaram com a Independência do Brasil anos depois, começando com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas de Portugal, rompendo com isso, um pacto que estava em vigor há séculos. Esse pacto colonial determinava que o Brasil só poderia comprar e vender diretamente para Portugal.

Complementando a tarefa

a) A divisão da Colônia em duas unidades administrativas: o Estado do Brasil, ao sul das possessões portuguesas e o Estado do Grão-Pará e Maranhão, ao norte.

b) O fim do exclusivismo comercial com Portugal, com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas. √

c) D. João VI, necessitando ampliar a produção portuguesa, deu início a um agressivo processo de investimento em indústrias, o que ficou conhecido como Primeira Revolução Industrial.

d) A Coroa assinou diversos acordos de amizade e livre comércio, sendo o mais importante deles o Tratado dos Vinhos, assinado com a França.

e) O fim do trabalho compulsório, resultado da chegada de grande quantidade de trabalhadores livres ao Brasil.

Entenda mais sobre Vinda da Família Real Portuguesa em:

https://brainly.com.br/tarefa/45719454

#SPJ4

Perguntas similares