Respostas
Resposta:
O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder), significando o povo no poder ou poder através do povo.
No sistema democrático, teoricamente, é garantida a liberdade individual, a liberdade de opinião e expressão, a liberdade de eleger seus representantes, independente do regime político (presidencialista ou parlamentarista, por exemplo), a igualdade de condições, direitos políticos e oportunidades iguais entre os indivíduos.
Politicamente o termo é usado para definir o sistema de governo escolhido através do voto popular ou de representantes previamente escolhidos.
Violência política significa interferência do estado, do poder econômico, de instituições ou mesmos de pessoas, no processo democrático estabelecido, desrespeitando regras prévias, normas regulamentadas, e até mesmo o processo legal vigente em um país. Pode ser feito uso de violência física ou moral e psicológica, como ameaça, coação e mais modernamente falando, as chamadas "fake news", que são a divulgação em massa de fatos inverídicos, dados distorcidos e propaganda enganosa a fim de influenciar a opinião pública a favor ou em desfavor de um candidato, partido político ou regime de governo.
A violência política praticada em razão do poder econômico pode ser descrita como a compra de votos, a coação de donos de empresas sobre seus empregados, entre outras.
Explicação: