(Adaptado de COPESE/2020) Comparabilidade é uma das características qualitativas da informação contábil, sendo considerada de melhoria. Partindo do que o CPC 00 (R2), Estrutura Conceitual para Relatório Financeiro, traz para a característica da comparabilidade, avalie as afirmativas: I. Comparabilidade não é uniformidade. II. Algum grau de comparabilidade é possivelmente obtido por meio da satisfação das características qualitativas fundamentais, como a representação fidedigna. III. Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles. Diferentemente de outras características qualitativas, a comparabilidade poderá estar relacionada com um único item. IV. Consistência, embora relacionada à comparabilidade, não é a mesma coisa. Consistência refere-se ao uso dos mesmos métodos para os mesmos itens, seja de período a período na entidade que reporta ou em um único período para diferentes entidades. Comparabilidade é a meta; a consistência ajuda a atingir essa meta. É correto o que se afirma em:
Respostas
Sobre as quatro afirmativas envolvendo as características de comparabilidade, seus graus e definições, é possível concluir que apenas a III é falsa, visto que a comparabilidade precisa ser relacionada com no mínimo dois itens e não um só.
Sendo assim, as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
O que é Comparabilidade?
Esse termo faz referência a uma das características qualitativas de melhoria. Ela permite que os usuários identifiquem, e compreendam similaridades e diferenças entre dados e parâmetros.
Importante não confundir comparabilidade com consistência. A consistência ajuda na comparabilidade, já que se refere aos métodos iguais para itens igual. Mas o correto é entender que a comparabilidade é a meta, o objetivo a ser atingido, já a consistência auxilia a atingir essa meta.
Saiba mais sobre a comparabilidade em: https://brainly.com.br/tarefa/49632907
#SPJ4