M, A, C, feminina, 58 anos, negra, professora, católica, natural e procedente de Curitiba. Apresenta queixas de ter a necessidade de urinar várias vezes à noite, e muita sede durante o dia. Pai faleceu aos 54 anos de idade de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e mãe tem Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus tipo 2 (DM tipo 2). Apresenta alguns exames alterados, os quais são citados abaixo: HbA1C: 7,2% (normal < 5,7%); Glicemia de Jejum: 198mg/dia (normal < 100); Colesterol Total: 170 mg/dl (normal < 190); Triglicerídeos: 130 mg/dl (normal: < 150mg/dl); HDL: 51 mg/dl (normal > 40mg/dl); LDL: 100 mg/dl (normal < 70) T4 livre: 0,98 ng/dl (normal: 0,7-1,8ng/dl); Sumário de Urina (Glicose 2+/4+; Proteina 1+/4+; bactérias ausentes).
O que confirma o diagnóstico de diabetes mellitus (DM) é a presença de pelo menos 2 exames laboratoriais alterados ou a presença de glicemia ao acaso > 200mg/dl em paciente sintomático. No caso em questão, a paciente apresenta 2 exames alterados, que seriam a HbA1c maior ou igual a 6,5% e glicemia de jejum maior ou igual a 126g/dl, confirmando o diagnóstico de DM.
Nesse contexto a paciente deverá ser encaminhada para o setor e atenção primária, que é o posto de saúde mais próximo, para que a mesma seja avaliada pelo médico atendente, pois nesse caso, ela terá que iniciar uma farmacoterapia, realizando dietas, uma prática de exercício físico regular, a fim de proporcionar mais qualidade de vida.
Em consulta médica, a paciente recebe a prescrição e orientação de que deverá utilizar, a partir de agora Metformina 850 mg 3 vezes ao dia, após o café da manhã, almoço e jantar. Após 10 dias, a mesma retorna para o atendimento, queixando-se de dores de estômago, azia, refluxo e diarreia severa, afirmando que perdeu a receita, e não se lembra de ao certo qual horário deve tomar o medicamento, sendo assim ela optou em tomar em jejum.
Com base no conteúdo abordado, responda:
1. O que provavelmente está ocorrendo com essa paciente?
Respostas
A paciente M.A.C. provavelmente está tendo uma exacerbação dos efeitos colaterais da utilização da metformina, já que está tomando em jejum. Esse fármaco é bem conhecido pelos efeitos gastrointestinais de sua utilização e por isso, deve ser ingerido após as refeições para que tais efeitos sejam minimizados.
Metformina: mecanismo de ação e efeitos colaterais
A metformina é um fármaco utilizado como uma das primeiras escolhas para tratamento de diabetes mellitus tipo 2. Seu mecanismo de ação envolve a diminuição da velociade de absorção intestinal da glicose, evitando picos de glicemia que ocorrem após as refeições.
Além do mais, esse fármaco diminui a resistência periférica à insulina, facilitando a captação da glicose sanguínea pelos tecidos. Há comprovação de sua ação no fígado também, diminuindo as taxas de gliconeogênese e glicogenólise, que tendem a estar aumentadas em diabétidos não compensados pelo tratamento.
Os principais efeitos colaterais do medicamento envolvem o trato gastrointestinal, sendo comum:
- Diminuição da absorção de vitamina B12 (quando usada por longos períodos).
- Náusea
- Vômito
- Diarreia
- Dor abdominal
Em razão da frequência aumentada de tais efeitos colaterais, recomenda-se a ingestão do fármaco durante ou após as refeições. Além disso, outra questão que auxilia na adaptação gastrointestinal seria a instituição de doses mais baixas do medicameno, com aumento gradativo da dose, de acordo com a necessidade terapêutica do paciente.
Leia mais sobre diabetes mellitus em: https://brainly.com.br/tarefa/20622701
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**.,,.,.,.,..,.,