Raúl Prebisch, juntamente com outras personalidades científicas políticas, formulou a abordagem que ficou conhecida como CEPALINA. Vamos explicar melhor: Prebisch e outros economistas, sociólogos e cientistas políticos se reuniam na Comissão Econômica para América Latina (CEPAL), disso derivou-se o nome CEPALINA. Trata-se de uma abordagem com foco em países considerados periféricos. Para ele, o comércio internacional não levaria a um fluxo contínuo de países, desenvolvendo-se em função dos ganhos do comércio, ou ainda, pela difusão do progresso técnico dos países avançados para os menos desenvolvidos ou atrasados
CARVALHO, L. C. Economia Internacional I. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa que resume a ideia de Prebisch acerca das consequências do livre comércio entre países subdesenvolvidos e países desenvolvidos.
Alternativas
Alternativa 1:
Para Prebisch, os recursos de um país estão plenamente empregados antes mesmo dos países entrarem no comércio internacional, de forma que o comércio apenas realoca esses recursos de forma mais eficiente.
Alternativa 2:
Para Prebisch, haveria deterioração dos termos de troca em favor dos países subdesenvolvidos, já que os países subdesenvolvidos exportavam produtos primários e os países desenvolvidos, produtos manufaturados.
Alternativa 3:
Para Prebisch, haveria deterioração dos termos de troca em favor dos países desenvolvidos, já que os países subdesenvolvidos exportavam produtos primários e os países desenvolvidos, produtos manufaturados.
Alternativa 4:
Para Prebisch, no século XIX, o comércio foi o motor do crescimento econômico. Isso porque havia alta propensão a importar que gerou um mercado para a matéria-prima e alimentos de economias periféricas. Todavia, esse cenário mudou no século XX.
Alternativa 5:
Para Prebisch, quando os países isolados entram no comércio internacional, eles têm capacidade de alguns recursos domésticos, e o comércio realoca esses recursos e permite o emprego de parte deles que estaria ocioso na ausência de comércio internacional.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Alternativa II.
Explicação: Tendência estrutural de deterioração dos termos de troca entre os países subdesenvolvidos, sendo estes exportadores de produtos primários, e os países desenvolvidos como exportadores de produtos manufaturados.
Unidade V paginas 177 e 178.
gsena2008:
Acho que a correta é a (III) pois quem se beneficiava da deterioração dos termos de troca eram os países desenvolvidos, exportadores de produtos manufaturados.
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás