Explique quais modos de acesso você definiria para cada um dos dispositivos,
Imagine que você faz parte de uma equipe que está desenvolvendo alguns inovadores dispositivos de E/S, sendo eles:
A) Um dispositivo de entrada que depende de ação do usuário para gerar os dados que serão consumidos pelo programa. Poucos dados são gerados a cada interação do usuário.
B)
Um dispositivo com altíssima velocidade de resposta que rapidamente gera uma pequena quantidade de dados. É ideal que a aplicação que solicitou esses dados tenha acesso a eles o mais rápido possível.
C) Um dispositivo de saída de alta velocidade e que necessita receber um fluxo constante de algumas dezenas de megabits por segundo por longos períodos de tempo, para uso em computadores pessoais, com muita interação dos usuários.
D) Uma versão alternativa do dispositivo C, mas para ser incluída em sistemas embarcados. Manter o custo baixo do dispositivo é importante. Não haverá interação direta dos usuários com o sistema embarcado em questão.
Respostas
Resposta:
a) Sistemas Operacionais
b) A memória principal
c) Software
Explicação:
Resposta:
a) O acesso baseado em interrupções é a alternativa mais adequada para o dispositivo, pois a ação tomada pelo usuário pode vir a qualquer momento e o uso de interrupções resolve o problema do desperdício de recursos do processador que aconteceria com uma E/S programada. O fato de haver poucos dados a cada interação tornaria um DMA um desperdício de recursos.
b) A E/S programada seria a alternativa mais indicada nesse caso, devido à altíssima velocidade de resposta aliada à necessidade de que o dado seja disponibilizado mais rapidamente para a aplicação. Ao contrário da E/S baseada em interrupção ou do acesso baseado em DMA, a E/S programada garante o retorno do controle para o próprio programa assim que o dado está disponível. Além disso, a E/S baseada em interrupção faria pelo menos duas trocas de contexto (momento em que o escalonador é chamado para trocar o processo em execução); mas como o dispositivo é extremamente rápido, o tempo perdido em espera pode ser menor do que o tempo das trocas de contexto, que são naturalmente lentas.
c) O acesso baseado em DMA é indicado nesse caso, pois pode contribuir para uma melhor performance do sistema.O processador, não se envolvendo na troca de uma quantidade grande e recorrente de dados entre a memória e o dispositivo, fica livre para executar outros processos.
d) O acesso baseado em interrupções seria indicado, pois, com a restrição de custos, é eficiente trocar o uso de DMA, que exige hardware específico (o controlador de DMA, no caso). A abordagem baseada em interrupções teria uma performance inferior ao DMA, mas pode compensar se o sistema em questão é muito sensível ao custo.
Explicação:
Padrão de resposta esperado