• Matéria: Direito
  • Autor: Wemerssoncarlos3497
  • Perguntado 3 anos atrás

A condição é o elemento acidental do negócio jurídico, que, derivando exclusivamente da vontade das partes, faz o mesmo depender de um evento futuro e incerto (art. 121 do CC). Vicente Ráo conceitua a condição como "a modalidade voluntária dos atos jurídicos que lhes subordina o começo ou o fim dos respectivos efeitos à verificação, ou não verificação, de um evento futuro e incerto" (Ato jurídico. , 1994, p. 244). De acordo com a primeira parte do art. 122 do CC/2002 devem ser consideradas lícitas todas as condições não contrárias à lei, à ordem pública e aos bons costumes. A segunda parte desse mesmo dispositivo – art. 122 do CC – prevê que são proibidas todas as condições que privarem de todo o efeito o negócio jurídico ou que sujeitem o mesmo à vontade de somente uma das partes. (TARTUCE, Flavio. Direito Civil: Volume 1. Rio de Janeiro: Editora Forense, 2019, p. 572) A respeito dos elementos acidentais do negócio jurídico, complete as lacunas: Enquanto não acontecida a ____________, há suspensão da aquisição e o exercício do direito. Ainda, dependerá da ocorrência de um evento futuro e incerto. Mesmo que ainda não implementada a ____________, não há suspensão da aquisição e exercício do direito do negócio jurídico. No entanto, quando implementada, o negócio será extinto. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. Escolha uma:

Respostas

respondido por: pabloeqbio
0

As condições existentes no momento de um negócio jurídico podem ser consideradas como um elemento acidental, podendo condicionar a vontade das partes momentaneamente e tornar o futuro incerto. A respeito desse assunto, podemos considerar que as palavras que preenchem corretamente a lacuna se encontram na letra A.

O que é um elemento acidental?

O conceito de elemento acidental no contexto da realização de negócios jurídicos diz respeito às ações que podem ou não ocorrer no futuro e que, portanto, tornam o negócio jurídico incerto. O elemento acidental é tratado como uma incerteza que poderá influenciar no negócio realizado.

Os elementos acidentais podem ser categorizados da seguinte forma: condição, encargo e termo. São todos elementos que irão subordinar o sucesso do negócio jurídico a um acontecimento futuro, tornando-o incerto. Elas podem ainda serem suspensivas ou resolutivas, servindo cada uma para determinar ou não a suspensão de um negócio jurídico.

Complemento da questão:

a. condição suspensiva, condição resolutiva

b. condição suspensiva, condições meramente potestativas

c. condições meramente potestativas, condições suspensivas

d. condição resolutiva, condição suspensiva

e. condições mistas, condições puramente potestativas

Entenda mais sobre Negócios Jurídicos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18417098

#SPJ4

Perguntas similares