As revoluções que ocorreram na França, em 1848, estenderam-se para outras regiões europeias, principalmente entre as camadas populares, que lutavam pela liberdade política e pela formação de um sentimento nacional. Qual relação podemos fazer entre os movimentos nacionalistas e a unificação de Itália e Alemanha?
A- Nenhuma, pois até hoje Alemanha e Brasil não configuram um estado unido.
B- Total, pois o sentimento nacionalista amalgamou este processo de unificação.
C- Parcial, pois não se verificou influência no processo.
D- Indiferente, pois nunca existiu um movimento nacionalista na europa.
Respostas
Explicação:
A - falso. Apesar do país estar dividido neste cenário político atual, ambas as nações formaram sim países modernos com fronteiras definidas. O Brasil de fato perdeu o controle da Cisplatina (atual Uruguai), mas sempre se manteve como um país Unido. A Alemanha começou seu processo de unificação no século XVIII, com conflitos e disputas, que só terminaram em 1871, com a formação do segundo Reich.
Apesar de estar separada após a Segunda Guerra pelo controle dos blocos capitalistas e socialistas, mesmo nessa época a Alemanha era um só país administrado por duas potências econômicas.
B - verdadeiro. Apesar de que em ambos países a unificação teve forte influência da burguesia vigente (na Itália pelo Reino de Piemonte-Sardenha e na Alemanha com a criação do Zollverein, que era uma liga de comércio entre os territórios germânicos), o grande fator de unificação desses países foi justamente o nacionalismo, sobretudo saudosista, que tinham como inspiração o Sacro Império Romano Germânico, que ambos os países faziam parte.
C - falso. Foi parcial (no sentido de que era um dos dois motivos), mas os movimentos nacionalistas foram cruciais para a formação desses estados modernos. Os Camisas Vermelhas na Itália (que tinha Giuseppe Garibaldi como nome importante, aquele da revolução farroupilha no Rio Grande do Sul), e o conflito dos germânicos (alemães) contra os franceses foram decisivos para os movimentos nacionalistas na época.
D - falso. Na verdade, boa parte dos movimentos nacionalistas do mundo surgiram na Europa. Não necessariamente da ideologia daquele pintor austríaco com um bigode engraçado que a primeira letra do primeiro nome é Adolf (evito escrever o nome dele porque não sei a política do Brainly sobre citar este nome).
Mas teve sim, muitos movimentos nacionalistas por toda a Europa.