• Matéria: Português
  • Autor: TatahBrant8286
  • Perguntado 3 anos atrás

A furosemida é um fármaco utilizado nas emergências em pacientes com crises hipertensivas por sua rápida ação e potente efeito anti-hipertensivo. Indique a questão ERRADA quanto ao mecanismo de ação da furosemida:


(Ref. : 201905116468)


e) São contraindicados para pacientes com risco de trombose.



b) Inibe receptores α1- adrenérgicos causando vasodilatação periférica



d) São contraindicados para pacientes com cirrose hepática e pacientes com hipersensibilidade à sulfa.



c) Induz diurese maciça, reduz o débito cardíaco e a pressão arterial



a) Inibe o cotransporte de Na+K+2Cl- na membrana luminal do ramo ascendente da alça de Henle

Respostas

respondido por: MarianaCostadeAraujo
0

Em relação à furosemida é incorreto afirmar que esse fármaco diurético promove a inibição de receptores α1- adrenérgicos causando vasodilatação periférica (letra b).

O que são fármacos diuréticos?

Os diuréticos aumentam a produção de urina. O seu objetivo é aumentar a eliminação de água e de sal. Esse é o caso do fármaco furosemida, que pode ter uma ação diurética tão forte que é contraindicado para pacientes com risco de trombose.

Por ser um diurético, a furosemida induz a uma diurese maciça. Com a eliminação de sal e urina, há uma diminuição da resistência dos vasos sanguíneos. Isso reduz o débito cardíaco e a pressão arterial.

Além disso, segundo a bula da furosemida, o seu uso também é contraindicado para pacientes com cirrose hepática e com hipersensibilidade à sulfa, que nada mais é do que a sulfonamida.

Vale ressaltar que esse medicamento inibe o sistema cotransportador de Na+K+2Cl-, que está situado na membrana celular luminal, do ramo ascendente da alça de Henle.

Logo, a única alternativa errada é a letra B.

Entenda mais sobre diurético aqui: https://brainly.com.br/tarefa/44266687

#SPJ4

Perguntas similares