A furosemida é um diurético de alça indicada para o tratamento de edema pulmonar que surge devido à insuficiência cardíaca, por exemplo. Este fármaco é um agente de primeira linha no tratamento de emergências hipertensivas, que se caracterizam pelo aumento acentuado da pressão arterial. Os efeitos listados abaixo podem ocorrer após a administração de furosemida, em:
Respostas
Podemos afirmar que os efeitos que podem se manifestar no indivíduo após o uso da furosemida são: aumento da ototoxicidade da gentamicina e Aumento da ação vasoconstritora da norepinefrina, portanto a resposta correta é a letra E.
Isso corre porque a furosemida pode ampliar a toxidade da gentamicina, afetando o sistema coclear, causando vários problemas auditivos, já o efeito vasoconstritor corre porque há um aumento significativo da pressão arterial, assim com os batimentos cardíacos e o fluxo sanguíneo.
Efeitos colaterais dos fármacos
Efeito colateral é qualquer resposta que o corpo produz após o uso de um medicamento que não se esperava ocorrer, isso acontece, pois muitos medicamentos interagem entre si, sendo de forma benéfica ou fatal dependendo da medicação; por isso, é sempre importante termos em mente que a automedicação sem o devido conhecimento, mesmo que seja básico, se torna um grande problema na mão das pessoas.
Enunciado completo
A furosemida é um diurético de alça indicada para o tratamento de edema pulmonar que surge devido à insuficiência cardíaca, por exemplo. Este fármaco é um agente de primeira linha no tratamento de emergências hipertensivas, que se caracterizam pelo aumento acentuado da pressão arterial.
Os efeitos listados abaixo podem ocorrer após a administração de furosemida, em:
Alternativas:
a) Hiperuricemia. e Aumento da ação vasoconstritora da norepinefrina.
b) Aumento da ação vasoconstritora da norepinefrina e Redução da excreção renal de salicilatos.
c) Redução da excreção renal de salicilatos. e Aumento da ação vasoconstritora da norepinefrina.
d) Redução da excreção renal de lítio e Aumento da ototoxicidade da gentamicina
e) Aumento da ototoxicidade da gentamicina e Aumento da ação vasoconstritora da norepinefrina.
Saiba mais sobre farmacologia em:
#SPJ4