Respostas
Podemos citar que os fatores básicos que diferenciam os tipos de rins dos vertebrados são: como cada um realiza a filtragem sanguínea (dialise sanguínea), e o período de formação em que o mesmo se faz presente.
Para compreendermos melhor é necessário que nos aprofundemos nas diferenças dos três órgãos excretores chamados: Pronefros, Mesonefros, Metanefros.
Os tipos de rins nos vertebrados e suas funções
O rim é considerado um dos órgãos vitais que compõem todo o sistema excretor nos vertebrados, pois é graças a ele que a diálise é realizada, seu tamanho chega a cerca de 12 cm, seu formato se assemelha ao de feijão e não podemos esquecer que o mesmo é divido em dois.
Nos vertebrados os rins se diferenciam em 3 tipos, sendo eles:
- Pronefro: é a primeira formação dos rins que surge durante a quarta semana de gestação, não é considerado funcional, um tipo de rim similar ao encontrado em peixes primitivos, possui poucos agrupamentos de células chamadas de nefrótomos. Eles filtram apenas resíduos nitrogenados do celoma.
- Mesonefro: é um tipo de rim presente no embrião humano, suas funções ocorrem entre a sexta e a décima semana de gestação, e após isso ele se degenera com o surgimento dos metanefros, porem, vale lembrar que esse tipo de rim é permanente em vertebrados aquáticos. Eles filtram resíduos nitrogenados do celoma e do sangue.
- Metanefro: O rim definitivo, no embrião humano se forma na quinta semana, porém só se torna usual após a nona semana, seu desenvolvimento é feito através do divertículo metanéfrico e da massa metanéfrica. Filtram apenas resíduos nitrogenados do sangue.
Saiba mais sobre rim dos vertebrados aqui:https://brainly.com.br/tarefa/19383790
#SPJ4