A economia capitalista moderna deve aumentar a produção constantemente se quiser sobreviver [. ]. Mas só produzir não é o bastante. Também é preciso que alguém compre os produtos, ou os industrialistas e os investidores irão à falência. Para evitar essa catástrofe e garantir que as pessoas sempre comprem o que quer que a indústria produza, surgiu um novo tipo de ética: o consumismo. A maioria das pessoas ao longo da história viveu em condições de escassez. [. ]. Uma pessoa boa evitava luxos, nunca desperdiçava comida e remendava as calças rasgadas em vez de comprar novas. Somente reis e nobres se permitiam renunciar publicamente a tais valores e ostentar suas riquezas. O consumismo vê o consumo de cada vez mais produtos e serviços como algo positivo. Encoraja as pessoas a cuidarem de si mesmas, a se mimarem e até a se matarem pouco a pouco por meio do consumo exagerado. [. ] O consumismo prosperou. Somos todos bons consumistas. Compramos uma série de produtos de que não precisamos realmente e que até ontem não sabíamos que existiam. Os fabricantes criam deliberadamente produtos de vida curta e inventam modelos novos e desnecessários de produtos perfeitamente satisfatórios que devemos comprar para "não ficar de fora". Ir às compras se tornou um passatempo favorito, e os bens de consumo se tornaram mediadores essenciais nas relações entre membros da família, casais e amigos. Feriados religiosos como o Natal se tornaram festivais de compras. HARARI, Yuval Noah. Sapiens: uma breve história da humanidade. 11. Ed. Porto Alegre: L&PM, 2016. P. 257-259.
a. Como o autor define o consumismo?
b. Por que Harari nos classifica como sermos todos "bons consumistas"?
PRECISO COM URGENCIA!!!!!!
Respostas
A economia capitalista moderna tem aumentado a cada dia no Brasil, devido a compulsão consumista das pessoas em comprar coisas, sem nenhuma necessidade ou precisão.
a) O autor do texto define o consumismo como um ato praticado por todos e necessário, assim a produção e o consumismo caminham lado a lado, de um lado a produção onde os vendedores precisam vender, e do outro lado os clientes ( compradores ) que estão loucos por ir as comprar principalmente em promoções e descontos.
Do que adianta produzir se não existir quem compre esses produtos, assim sem compradores não há comércio e muito menos investidores e comerciantes.
b) Harari nos classifica como bons consumistas, porque os brasileiros compram tudo o que vêem pela frente , principalmente produtos em liquidação, descontos , promoção ou até o famoso Black Friday que os tornam cada vez mais endividados no Serasa.
Assim pela necessidade de poder de compra, por comprar um produto que apareceu no comercial X ou mesmo por comprar sem necessidade, só para elevar o seu ego, os brasileiros não deixam de comprar. Por essa razão Harari diz que todos nos somos bons consumistas, porque compramos sem necessidade.
Entendo o consumismo desenfreado
O consumismo é um poder de compras sem nenhuma restrição, ou seja a pessoa compra um produto por comprar sem nenhuma necessidade.
Comprar coisas ( objetos) que já tinha em casa, ou seja, fazer compras em excessos sem limites.
Esse nome consumismo é referente a um comportamento anormal de uma pessoa pessoa que exagera em seus atos de consumo, fazendo diversas comprar por impulso para muitas vezes aumentar o seu ego, vaidade ou por pura ostentação.
Saiba mais sobre o Consumismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/12119809
#SPJ4