1. O direito à Educação de Jovens e Adultos (EJA) foi consagrado na Constituição Federal de 1988 e reafirmado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996, além de prevista nos Planos Nacionais de Educação (PNEs). Desde então, ela tem recebido mais atenção por parte das políticas públicas brasileiras. Em relação às políticas no contexto da EJA, considerando o enunciado e o vídeo-base, analise as afirmativas a seguir. I. As escolas têm sido desafiadas a assegurar um lugar apropriado a jovens e adultos enquanto um direito do cidadão. II. Jovens e adultos, geralmente, não acessam a EJA por falta de reconhecimento de seus direitos, pois muitas vezes não têm consciência deles. III. Não existe, ainda, uma cultura sólida sobre o direito à educação na idade adulta na escola pública, muitas vezes os cidadãos parecem mais inquilinos da escola que alunos. IV. A EJA foi contemplada no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), criado em 1996, e excluída do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), criado em 2007, em substituição ao próprio Fundef. Está correto o que se afirma em:
a. I e II, apenas. ERRADA
b. I, II e III, apenas. C. I, III e IV, apenas. D. IV, apenas. E. I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I,II e III APENAS
Explicação:
Garantia do direito a educação para jovens e adultos estabelecido pela Constituição Federal de 1988.
O sistema educacional EJA visa incluir jovens e adultos que não tiveram acesso a educação de qualidade, em uma nova modalidade de estudo. Onde serão ofertadas uma educação centralizada em um desenvolvimento qualificado. Por isso a alternativa correta é a letra B: I, II e III, apenas.
Sistema de educação para jovens e adultos
O direito a educação de jovens e adultos (EJA) é um elemento crucial de um sistema educacional abrangente, reconhecendo a importância das oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos os membros da população.
Ele permite que os indivíduos participem plenamente da economia e permaneçam competitivos no mercado global, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social e proporciona acesso igualitário à educação para todos. O EJA também cria oportunidades para que os indivíduos adquiram as habilidades e conhecimentos necessários para seguir carreiras significativas e desenvolver interesses pessoais.
Além disso, serve como uma plataforma para o engajamento cívico, promovendo o pensamento crítico e a consciência política. O compromisso do EJA em proporcionar educação de qualidade para todos é uma pedra angular da Constituição Brasileira e um direito humano fundamental.
Mais questão sobre o sistema EJA: https://brainly.com.br/tarefa/45361297
#SPJ2