Respostas
cadê as questões? Tem que mandar as questões
Resposta:
Capítulo 15 - Algo que ele não devia ter feito
Durante muitas semanas a chuva começou e parou e começou e parou, e Bruno e Shmuel não puderam se encontrar tanto quanto desejavam. Toda vez que ela se sentava para fazer mais planos para a festa, o tenente Kotler estava ao seu lado para auxiliá-la, e os dois pareciam fazer listas e mais listas, muito mais do que seriam necessárias.
Bruno decidiu fazer sua própria lista. Bruno foi até a sala de estar com o novo livro que o pai havia lhe dado, chamado A ilha do tesouro, com a intenção de sentar-se por lá durante uma ou duas horas para lê-lo, mas, ao passar pelo corredor, deu de cara com o tenente Kotler, que estava saindo da cozinha.
Então Shmuel fez algo que nunca havia feito antes: ele ergueu a parte de baixo da cerca como sempre fazia quando o amigo lhe trazia comida, mas desta vez ele estendeu a mão por baixo e a manteve lá, esperando até que Bruno fizesse o mesmo. Os dois meninos apertaram as mãos e sorriram um para o outro. Foi a primeira vez que eles se tocaram.
Depois de quase um ano morando em Haja-Vista, e já quase se esquecendo de sua vida anterior, sua avó faleceu e foi preciso que eles voltarem para Berlim. Dois dias se passaram e eles retornaram para Haja-Vista, e vez Bruno perceber que já estava acostumado com aquele local, e que o tamanho da casa e os soldados não o incomodavam mais. Percebeu também que as coisas melhoraram depois que fez amizade com Shmuel. Tinha também o fato de o tenente Kotler ter sido transferido para longe de Haja-Vista. Mas o melhor mesmo era o fato de ter feito amizade com Shmuel e ter que caminhar toda tarde para encontrar ele.
Capítulo 16:
Depois de mais uma tarde juntos, Bruno estava mais uma vez interessado em saber porque a existência daquela cerca. Bruno sabia que se perguntasse para a mãe ou para o pai, a resposta não seria muito boa, então, resolveu perguntar para Gretel. Ela explicou que eles eram mantidos lá por serem judeus, e que as pessoas que estavam fora da cerca não gostavam deles. Bruno não estava entendendo muito bem, e enquanto Gretel tentava explicar ela deu um grito, que acordou a mãe de uma soneca, tinha um minúsculo ovo em sua cabeça. A mãe já esperava que em alguma hora isso iria acontecer. Bruno e Gretel estavam com piolhos. Gretel teve que usar um xampu com cheiro ruim, enquanto o “tratamento” de Bruno foi mais drástico, seu pai ordenou que rapasse a cabeça.
Bruno não gostou muito e ficou reclamando. Depois de um tempo, ao se olhar no espelho, Bruno percebeu que estava muito parecido com Shmuel, só que um pouco mais gordo.