• Matéria: Filosofia
  • Autor: clayseyumi
  • Perguntado 3 anos atrás

A globalização pode ser interpretada como uma característica do modo de produção capitalista, como uma rede de produção e troca de mercadorias que se estabelece mundialmente em um contexto político e econômico neoliberal. Uma das consequências deste processo é o aumento da exclusão social e do empobrecimento nas regiões periféricas, bem como a precarização das relações de trabalho. Posto estas considerações, e somando-se as discussões presentes na Unidade 3, desenvolva uma reflexão sobre os desafios que a sociologia contemporânea enfrenta ao se deparar com esses novos arranjos do sistema produtivo.

Respostas

respondido por: isabellasatilio
9

Resposta:

O propósito deste trabalho é repensar o processo de desenvolvimento do capitalismo, apontando para algumas das inúmeras contradições da sociedade global. São analisadas duas questões fundamentais: o crescente processo de exclusão social, de grande parte da população mundial, e o papel do Estado-Nação. Considera-se esta última questão extremamente relevante, pois diante de uma tendência intrínseca do sistema à concentração da riqueza, de um lado, e a expansão da pobreza, de outro, o Estado se apresenta como a única salvaguarda real dos interesses vitais dos excluídos em cada país. Discutem-se também alguns aspectos da crise atual do sistema capitalista e o impacto do modelo neoliberal no acirramento das contradições sociais e na polarização dos interesses de classe. Propõe-se uma reflexão sobre formas alternativas de organização social.

globalização; exclusão social; contradições do capitalismo; papel dos Estados nacionais.

respondido por: BrenoSousaOliveira
13

Um dos problemas da globalização é que devido a ausência de preparo por partes de muito com a tecnologia, ela poderá gerar desemprego a curto e longo prazo.

Globalização e a sociologia

O processo de globalização era inevitável devido ao avanço tecnológico que vem acontecendo no mundo, devido ao uso da internet o mundo se tornou cada vez com menos fronteiras. Isso em certo sentido é bom, pois amplia os horizontes das pessoas e possibilita o estreitamento de localização.

No entanto, para a sociologia isso pode acarretar vários problemas, um deles é que para a globalização o homem deve estar por dentro das novas tecnologias. Aqueles que não entendem como usá-las acabarão fora do mercado de trabalho, gerando assim situações precárias na sociedade.

Para saber mais sobre a globalização, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/1917316

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares