No Brasil a doença de Chagas apresenta maior prevalência na região norte, principalmente no estado do Pará, onde apresenta o maior número de notificações. Importante destacar que nos últimos vinte anos houve um aumento da transmissão pela ingestão de alimentos contaminados por fezes de barbeiro. A fisiopatologia da doença de Chagas é de acordo com a fase da doença e ciclo do protozoário.
Tomando como referência a fisiopatologia da doença de Chagas, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) A fase aguda é assintomática na maioria dos casos, sendo que os quadros sintomáticos agudos ocorrem mais na primeira infância, levando a óbito em 10% dos casos, em decorrência de menginoencefalite e falência cardíaca.
( ) O quadro agudo é caracterizado por febre persistente em decorrência da baixa parasitemia, com ciclo intracelular e migração para tecidos e órgãos. O indivíduo pode apresentar edema, pele com chagomas hematógenos.
( ) A fase crônica indeterminada pode levar de 10 a 30 anos, sem sintomas, porém é possível o diagnóstico através de exames sorológicos e parasitológicos.
( ) Na fase crônica sintomática os chagásicos começam a apresentar sintomas específicos, relacionados às lesões em órgãos, além da baixa parasitemia ou ausência do protozoário na corrente sanguínea.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – V.
c)
V – F – V – F.
d)
V – F – V – V.
e)
V – V – V – F.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
VFVV
Explicação:
Resposta correta letra D
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás