Respostas
Resposta:
Tipos de Galáxias
Segundo suas formas, as galáxias podem ser divididas em 3 classes:
Galáxias elípticas (Classe E)
Galáxias espirais (Classe S)
Galáxias Irregulares (Classe I)
Apesar de essa classificação ser apenas morfológica, verifica-se que as galáxias de uma determinada classe apresentam características físicas e químicas bastante semelhantes e que diferem das galáxias de outra classe. Assim, a classificação morfológica tem, também, um valor conceitual.
As galáxias elípticas apresentam estrelas de idades bastante avançadas. Possuem pouco gás e poeira interestelares.
As galáxias irregulares, contrastando com as elípticas, apresentam muito gás e matéria interestelar, predominando as estrelas jovens.
As galáxias espirais são intermediárias entre as elípticas e as irregulares. Apresentam estrelas de diferentes idades, desde as mais antigas até as mais jovens. Existem regiões ricas em gás e matéria interestelar, de modo que novas estrelas estão constantemente se formando.
As galáxias espirais estão subclassificadas em tipos Normais e Barradas (indicadas por “B”). As espirais normais têm braços saindo de um núcleo rico em estrelas e gás. Nas espirais barradas os braços saem de estruturas que parecem barras que atravessam o núcleo da galáxia. Conforme os braços são mais ou menos enrolados em torno do núcleo, as espirais são classificadas ainda em tipos a,b ou c, respectivamente.
A Nossa Galáxia é da classe Espiral Normal tipo b: Sb.