Redes de datagramas e circuitos virtuais são duas abordagens distintas para o tráfego de pacotes em redes de computadores. Sobre essas duas formas de enviar e receber dados, leia as afirmativas a seguir:
I - Redes de datagramas criam uma sobrecarga elevada no cabeçalho em comparação a circuitos virtuais.
II - Circuitos virtuais são mais adequados para comunicações que demandam alguma qualidade na entrega de pacotes.
III - Em redes de datagramas, o host de destino precisa ordenar os pacotes recibos; logo, elas são mais custosas que os circuitos virtuais.
IV - Como, em circuitos virtuais, há a reserva de recursos, a cada nova conexão entre dois hosts, o mesmo caminho é estabelecido.
Quais estão corretas?
A.
I e II.
B.
II e IV.
C.
I, II e III.
D.
II, III e IV.
E.
II e III.
Respostas
Resposta: A) I e II.
Explicação:
I - correta, porque em redes de datagramas todos os pacotes devem estar associados a um cabeçalho que contém informações sobre a origem e os dados da camada superior.
II - correta, porque os circuitos virtuais são orientados à conexão; logo, há uma reserva de recursos (buffers, largura de banda, etc.) durante o tempo em que o circuito está sendo usado para a transferência de dados. Essa abordagem oferece mais confiabilidade na entrega dos pacotes.
III - incorreta, pois, em circuitos virtuais, cada nova conexão demanda reserva de recursos e manipulação de informações extras nos roteadores; logo, é uma abordagem mais custosa que os datagramas.
IV - incorreta, porque uma rede de circuito virtual usa um caminho fixo para uma sessão específica, após a qual é interrompida a conexão e outro caminho deve ser configurado para a próxima sessão. Não há garantia de que o novo caminho seja o mesmo que o anterior, ainda que os hosts envolvidos na comunicação sejam os mesmos.