O cabeçalho do protocolo IP é composto de vários campos com dados e que agregam informações cruciais para o correto funcionamento da transmissão de dados baseada em datagramas. Marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir a respeito dos campos do cabeçalho IP:
( ) Um roteador que recebe um pacote IP com os valores DF = 1 e MF = 0 deve aguardar mais fragmentos com a mesma identificação.
( ) Um pacote IP com valor de TTL igual a 256 é um pacote válido e que pode dar até 256 saltos entre os nós de uma rede.
( ) Considerando palavras de 32 bits, as informações referentes à fragmentação do pacote estão presentes na segunda palavra.
( ) Como o primeiro bit após o campo Identificação do cabeçalho IP não é utilizado, uma alteração do seu valor durante a tramissão não invalida o pacote IP.
A.
V - V - V - F.
B.
F - F - F - V.
C.
F - F - V - F.
D.
V - F - F - V.
E.
V - V - F - F.
Respostas
Resposta: C) F - F - V - F
Explicação:
As afirmativas são classificadas da seguinte forma:
(F) Falsa - o campo MF com valor igual 0 indica que não existem mais fragmentos de pacote a serem recebidos.
(F) Falsa - o campo TTL do cabeçalho IP é de 8 bits; logo, o maior valor possível de ser representado nesse campo é 255. Um pacote IP com valor superior a 255 não é válido.
(V) Verdadeira - as informações de fragmentação do pacote são passadas nos campos DF, MF e Offset presentes na segunda linha de 32 bits do cabeçalho.
(F) Falsa - a validade de um pacote IP é definida pelo campo Checksum, que contém uma soma de verificação de todos os campos do cabeçalho, incluindo esse único bit não utilizado. Uma alteração desse único bit gera a invalidade do pacote.