• Matéria: Português
  • Autor: polianaribero3
  • Perguntado 2 anos atrás

produza um comentário opinativo se posicionando a respeito da seguinte a questão: você concorda ou não que, enquanto cidadãos, devemos discutir a respeito de assuntos políticos? elabore dois argumentos justificando e defendendo sua posição.​

Respostas

respondido por: tlfs1986
2

Resposta:

- Sim, devemos !

Explicação:

1) As pessoas no passado pareciam mais indispostas a tocar em assuntos traumáticos do ponto de vista ideológico.

O ser humano não existe sem a política; seja no trabalho quando você precisa pedir um favor em troca de algo ao colega, ou ao chefe aquela folga na Sexta-feira para viajar com a família. Veja que nos dois casos fazemos a politica de relacionamento.

De igual modo é na política: é preciso sempre definir que existem várias formas de política e elas são aplicáveis a outras tantas perspectivas na vida de um cidadão. O brasileiro insiste na ideia de que a política tem apenas uma face e ela é institucional. É como se eu escrevesse agora a palavra política e o amigo leitor só conseguisse enxergar Brasília, Bolsonaro, Lula, Lava-jato, Mensalão, Corrupção e dentre outros.

2) Vivemos em um momento em que a política vem se transformando. Numa simples conversa entre amigos, colegas e parentes, para se começar um assunto político, falar mal de um partido, fazer piada, rir da situação. Mas o caso é que a política – embora não pareça – é assunto muito sério. Vidas estão em jogo numa simples decisão de uma canetada; embargos, ajustes, medidas provisórias, leis e decretos.

E depois, a figura do homem público sempre foi circundada por uma aura de desconfiança; a partir do momento que um sujeito assume um cargo público todos os olhos de desagrado se voltam para ele. É como se o político carregasse na genética o um ranço criminal. É evidente que as coisas não funcionam assim. Existe muita gente séria no meio político, assim como existem usurpadores de cargos e verbas. Mas para discutir é preciso conhecer. Devemos cada um doar parte do nosso conhecimento em busca de um país melhor. Em busca de uma política mais próxima do povo.

Perguntas similares