Leia atentamente o excerto a seguir:
“A economia internacional — um sistema articulado de economias nacionais intercambiando bens, serviços, capitais e tecnologia, em um contexto dinâmico de assimetrias estruturais — passou por diversas fases ao longo do século XX [...] uma gama variada de tendências e de ciclos tão diversos quanto os processos políticos que marcaram um século ao mesmo tempo destruidor e criador.”
ALMEIDA, P. A economia nacional no século XX: um ensaio de síntese. Revista Brasileira de Política Internacional, Brasília, v. 44, n. 1, jan./jun. 2001, p. 112. Disponível em: . Acesso em: 27/06/2019.
O texto faz alusão indireta às crises do capitalismo como elemento destruidor, pelas consequências socioeconômicas e por encerrar um ciclo econômico, e criador, ao mesmo tempo, por favorecer o desenvolvimento de um novo ciclo. Assim, considerando o conteúdo estudado no livro-texto da disciplina, analise as afirmativas a seguir sobre os marcos e trajetórias das crises do capitalismo no final do século XX:
I. As ações implementadas na tentativa de contornar a crise de 1929 contribuíram para a construção de obras públicas e criação de programas sociais e direitos trabalhistas.
II. Os Estados Unidos passaram incólumes à crise gerada pela criação da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), devido a sua autossuficiência na produção energética.
III. A crise cambial no México e na Argentina, nos anos 1990, tem raízes no período de desenvolvimento econômico entre as décadas de 1950 a 1970, que se deu mediante empréstimos e concessões ao capital estrangeiro.
IV. A crise de 2008 nos Estados Unidos abalou a economia interna do país, mantendo intactas a economia internacional.
Está correto apenas o que se afirma em:
a.
III e IV.
b.
II e III.
c.
I e II.
d.
I, II e IV.
e.
I e III.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
e.
I e III.
Explicação:
respondido por:
1
Resposta: I e III
Explicação:
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás